PAULISTA > Notícias > Cuidados com a saúde bucal são tema de ação em creches e escolas do Paulista

Saúde | 19/06/2015

Cuidados com a saúde bucal são tema de ação em creches e escolas do Paulista

A garantia da saúde bucal de uma criança deve ser uma ação promovida já nos primeiros anos de vida. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista está intensificando o trabalho de prevenção à cárie nas crianças matriculadas em escolas e creches da cidade. Uma equipe do Governo Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (19.06) uma série de atividades na Creche Jesus de Nazaré, que fica no Janga.

Durante o encontro, técnicos da Secretaria de Saúde da cidade transmitiram orientações aos 110 alunos que estudam na unidade e distribuíram kits contendo pasta, escova e fio dental. A iniciativa, voltada a crianças de zero a cinco anos, faz parte do Programa de Saúde da Escola, que irá contemplar 900 meninas e meninos das unidades da rede local.

Informações sobre como cuidar da dentição, a forma correta da utilização do fio e creme dentais e dicas a respeito da higiene bucal foram repassadas pelos técnicos da Secretaria de Saúde. Para garantir a realização das escovações diariamente pelos alunos após as refeições, os kits foram personalizados e ficarão mantidos nas creches e escolas para que os professores acompanhem e orientem os estudantes durante o procedimento. A ação faz parte do Programa de Saúde da Escola, fruto de parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação da cidade.

Buscando ampliar o programa para um quantitativo de 16 escolas e três creches da rede municipal, a Prefeitura irá entregar outros 900 kits no dia 30 deste mês nas unidades de ensino. A Secretaria de Saúde da cidade também garantiu uma reserva técnica com 100 estojos para beneficiar estudantes que forem matriculados no segundo semestre.