Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista monitora nascimento de filhotes de tartaruga no Janga

Meio Ambiente | 03/03/2024

Prefeitura do Paulista monitora nascimento de filhotes de tartaruga no Janga

Equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente fez o acompanhamento da caminhada das tartarugas-de-pente até o mar

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado (02/03), aconteceu mais um nascimento de tartarugas-de-pente na orla do Paulista. Desta vez foi na praia da Enseadinha, no Janga. Moradores das redondezas puderam acompanhar as tartarugas deixando o ninho na areia e caminhando em direção ao mar. Os ovos tinham sido depositados no local havia 45 dias. O ninho foi monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU), da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (Sema), através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.



O projeto de monitoramento conta com a parceria do SISBIO ICMBIO Centro Tamar, que já identificou mais de 15 ninhos no litoral do Paulista desde o início deste ano. Este foi um dos primeiros ninhos da temporada reprodutiva. Outros dez ninhos ainda vão eclodirnos próximos dias.



Vera Albuquerque, moradora do Janga, ficou admirada com a caminhada das tartarugas. “Estou muito emocionada com esse espetáculo da natureza. Admiro o cuidado dessas pessoas do projeto, que é muito importante para a preservação desses pequenos animais. É muito importante as pessoas tomarem conhecimento dessas ações para terem mais consciência ambiental”, disse.



O secretário executivo de Meio Ambiente, Silvio Batista, ressalta a importância do trabalho de monitoramento das tartarugas marinhas. “Cada caminhada dos filhotes é uma emoção diferente.Vemos as crianças em contato com a natureza. Isso acaba fortalecendo a educação ambiental e consequentemente a preservação dos animais”, afirma.



Das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo, cinco ocorrem no Brasil e quatro no município de Paulista. Sílvio acrescenta que a população pode ajudar na identificação dos ninhos. “Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) do município pelo número de telefone 99882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153. Ao fazer isso, nossa equipe será acionada e passaremos a monitorar aquele ninho”, concluiu.

Fotos: Karlos Lima


Imagens:

Compartilhe: