PAULISTA > Notícias > Paulista participa do seminário sobre educação inclusiva

Políticas Sociais | 12/12/2023

Paulista participa do seminário sobre educação inclusiva

13 de Dezembro é comemorado o dia Nacional do Deficiente Visual

A Prefeitura de Paulista participou, nesta quarta-feira (13/12), do I Seminário de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais da Região Nordeste (ABEDEV) na sala de leitura da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife.

O diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, Kleber Pyrrho, ressaltou que o seminário é importante devido aos grandes desafios para a inclusão educacional desse público. " Quando eu perdi a visão, fiquei depressivo, esse espaço foi muito importante para o início da minha trajetória", disse o diretor.

Com o tema: Os Desafios da Inclusão Educacional de Pessoas Cegas e/ou Com Baixa Visão, Um Problema em Questão, o objetivo da atividade foi vivenciar o Dia Nacional do Cego que é comemorado no dia 13 de dezembro.

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual existe desde 1961 e foi criado com o intuito de combater o preconceito e a discriminação, além de buscar a garantia de direitos e a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.

No Brasil, de acordo com o Censo 2010 (IBGE), há cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. A data, por muito tempo, foi chamada de o “Dia do Cego”, no entanto, mudou de nome porque a deficiência visual não se trata apenas de cegueira, mas também de baixa visão.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista