PAULISTA > Notícias > IV Conferência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência encerra com aprovação de propostas

Políticas Sociais | 08/11/2023

Proposições serão levadas ao Município, Estado e União

Foi encerrada, na tarde desta quarta-feira (08.11), no auditório da Fasup, no Janga, a IV Conferência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, foram aprovados os eixos temáticos e escolhidos os delegados que participarão da Conferência Estadual.

Pela manhã, os delegados da Conferência Municipal debateram as propostas dos cinco eixos temáticos. À tarde o texto foi aprovado, com alguns destaques.

Dentre as propostas aprovadas, estão a criação da Sede do Conselho de Inclusão da Pessoa com Deficiência; garantir a educação permanente dos trabalhadores da Rede de Atenção Intersetorial à Pessoa com Deficiência; e criar uma secretaria executiva da pessoa com deficiência, entre outras.

A Conferência procurou facilitar a acessibilidade de todos os participantes, com rampa de acesso a cadeirantes, intérprete de libras e a audiodescrição dos que usaram da fala, ajudando os deficientes visuais. “A audiodescrição, que consiste no participante descrever detalhes de sua aparência e da sua vestimenta, bem como o cenário onde o evento está sendo realizado, é inédito em conferências municipais na cidade do Paulista”, revela o representante do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comid), Kleber Pyhrro.

Fotos: Lucy Oliveira