Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, pessoa com deficiência será contemplada com vagas de emprego em empresas da cidade

Ação integrada | 23/10/2023

Em Paulista, pessoa com deficiência será contemplada com vagas de emprego em empresas da cidade

Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Políticas Sociais e Direitos Humanos e Comid coordenam o trabalho de ação integrada

Compartilhe esta notícia:

Em Paulista, pessoa com deficiência será contemplada com vagas de emprego em empresas da cidade


Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Políticas Sociais e Direitos Humanos e Comid coordenam o trabalho de ação integrada


Para incrementar a absorção de pessoas com limitações físicas ou intelectuais no mercado de trabalho do município de Paulista, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Políticas Sociais e Direitos Humanos e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, (Comid) vai garantir que pessoas com essa condição sejam contempladas com vagas qualificadas de emprego nas empresas do município.


As informações sobre a parceria foram anunciadas nesta segunda-feira (23.10), na sede do órgão de economia no centro da cidade. Na ocasião, representantes do Comid destacaram o resultado do encontro e as ações que serão feitas para atingir o objetivo.


“Tratamos hoje da inclusão das pessoas com deficiências, em especial a intelectual, no mercado de trabalho. Vamos criar mecanismos para vencer a insegurança que existe no setor privado em contratar pessoas nessa condição”, apontou o secretário do Comid, Aldo Araújo.


Já a conselheira do Comid, Cristiane Oliveira, destacou a relevância do encontro para o benefício às pessoas com deficiência. “Estamos muito otimistas pela iniciativa que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está tendo com relação à geração de emprego para o setor que representamos. As empresas têm cotas para contratar pessoas com deficiência, porém devemos instruir as entidades privadas no sentido de se adaptarem às necessidades que os defientes possuem no ambiente de trabalho e realizarem as adequações necessárias”, pontuou Oliveira.


No mesmo sentido, a representante da sociedade civil da Pessoa com Deficiência Intelectual no Comid, Luciene Martins, apontou a importância da discussão das ações a serem implementadas. “O mais importante que podemos destacar é que as Secretarias de Desenvolvimento, Políticas Sociais e Conselho vão criar normas a serem levadas ao setor privado, para que as pessoas com deficiência sejam bem acolhidas no mercado de trabalho e, sobretudo, que sejam bem aproveitadas em funções de destaque”, frisou Martins.


“Saímos muito felizes porque vemos que os jovens e adultos com deficiências serão incluídos com mais propriedade e segurança nas vagas que as empresas vão ofertar”, ressaltou a conselheira de saúde da Pessoa com Deficiência no Comid, Ana Maria Carvalho.


Ainda sobre a questão, o diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos de Paulista,  Kleber Pyrrho, destacou que todas as pessoas com deficiência, seja física ou intelectual, têm capacidade de desenvolver qualquer função de gestão numa empresa e muitas vezes melhor do que quem não tem essa condição. “Mostramos diariamente que somos capazes de trabalhar em todas as áreas de um empreendimento. Eu, por exemplo, sou cego e isso não me impede de entregar excelência na função que exerço. As empresas apenas necessitam adaptar seus espaços físicos e arquitetônicos para receber pessoas em nossa condição em suas dependências”, afirmou.


Por fim, o secretário do órgão de economia da cidade, Raimundo Lopes, observou a importância desse trabalho que vai dar visibilidade e inclusão às pessoas com necessidades específicas. “Todos os dias novas empresas se instalam em Paulistas. Grandes grupos nacionais e internacionais escolheram o município para suas operações e para expansão delas. A inclusão das pessoas com limitações físicas ou intelectuais deve ser realizada com responsabilidade e sobretudo com agilidade. Todos devem ter a oportunidade de crescer e de ter emprego e é nossa missão fazer disso uma realidade no setor privado”, concluiu.



Imagens:

Compartilhe: