PAULISTA > Notícias > Agenda DIU Paulista ajuda no planejamento familiar de mulheres

Saúde | 04/10/2023

Agenda DIU Paulista ajuda no planejamento familiar de mulheres

Trabalho foi desenvolvido em Maranguape I

Com o objetivo de auxiliar as mulheres do município no planejamento familiar, a Secretaria de Saúde do Paulista, através da Superintendência de Políticas Estratégicas e da Coordenação de Saúde da Mulher, iniciou,  nesta quarta-feira (04.10), o Projeto Agenda DIU Paulista para a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A ação aconteceu na Policlínica Josino Guerra, localizada no bairro de Maranguape I.

Antes da aplicação, foi feita uma triagem e realizados alguns exames de prevenção e ultrassonografia endovaginal. Em seguida, a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Erivalda Gomes, fez uma breve explicação sobre o uso do DIU e sua eficácia como método contraceptivo. A equipe liderada pelo ginecologista Giovanni Rattacaso Filho se encarregou da inserção do dispositivo nas mulheres. Na ocasião, também foi feita a revisão e disponibilizada a retirada.

“O DIU é um método contraceptivo de alta segurança e confiabilidade, com margem de segurança em torno de 99%, e, ao contrário do que alguns pensam, não é um método abortivo. Ele evita que a mulher chegue a engravidar. Esperamos que esse dia de hoje seja multiplicado para que as mulheres de Paulista possam fazer o seu planejamento familiar”, afirmou Giovanni Rattacaso.

A operadora de telemarketing Lúcia Helena se sentiu muito bem após a inserção do DIU. “Pra mim foi supertranquilo. O médico passou muita segurança pra gente desde a consulta e a triagem. Vou continuar usando camisinha por uns dias para me adaptar e depois estarei livre”, disse.

A ação contou com a participação da superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Jakeline Morais, enfermeiros e médicos assistentes.

O que é o DIU

O DIU é um dispositivo intrauterino pequeno e flexível que deve ser inserido pelo médico no interior da cavidade uterina, sendo um método anticoncepcional de longo prazo e reversível.

Existem dois tipos principais: o DIU não hormonal, também conhecido como DIU de cobre ou DIU de prata, e o DIU hormonal, que contém um hormônio derivado da progesterona (levonorgestrel).