Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Filhotes de timbu são resgatados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista

Meio Ambiente | 28/09/2023

Filhotes de timbu são resgatados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista

Os bichos foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará)

Compartilhe esta notícia:


Na manhã desta quinta-feira (28.09), um trabalho realizado pelo Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de (SEMA) de Paulista resgatou seis filhotes de timbu (Didelphis albiventris) na Feira Livre, no Centro da cidade. Os bichos foram encaminhados para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará)


De acordo com os técnicos da Sema, os animais foram encontrados pela servidora da Secretaria das Regionais, Edvânia Barbosa, que ao constatar que os filhotes ainda se encontravam ao lado do corpo de uma fêmea adulta morta, acionou os profissionais do órgão de meio ambiente. “Os bichinhos estavam cansados e agitados. Diante dessa situação, liguei para o número da SEMA, que fez o resgate”, disse Edvânia.


“Encaminhamos os animais para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-Tangará), onde ficaram sob os cuidados de uma equipe técnica até estarem aptos a serem reintroduzidos em seu habitat natural. O timbu é um animal silvestre que se alimenta de insetos e roedores. São vitais para que outras espécies não venham a se tornar pragas urbanas. Matar esses animais é crime ambiental”, afirmou a analista ambiental da SEMA, Jocelane Cavalcanti.


Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate ou mortos, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, também pelo endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.




Imagens:

Compartilhe: