A Banda de Metais do Colégio Municipal Firmino da Veiga, que completou 55 anos, foi beneficiada com novos instrumentos musicais. O acervo recebeu da Secretaria Municipal de Educação um incremento de 8 trombones tenor e 5 trompetes flugelhorns. Cerca de 50 estudantes de 11 a 15 anos de idade, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da unidade, localizada no bairro do Nobre, integram a turma do professor Flávio Santos.
O grupo tornou-se Patrimônio Imaterial da Cidade do Paulista, através da Lei 5.137/22, sancionada pelo prefeito Yves Ribeiro em 23/11/2022.
Como fruto do trabalho desempenhado pelos professores e o coordenador Flávio Santos, vários ex-componentes da banda alçaram voo na carreira da música, a exemplo dos que hoje são oficiais de altas patentes, que tocam nas bandas da Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Além destes, muitos dos jovens estão hoje tocando em palcos com bandas e artistas.
“A importância da banda marcial numa escola é muito grande. Em tudo isso aí eu vejo a disciplina que a música traz. Ela aproxima cada vez mais o aluno da disciplina. E ele não fica somente bom na arte da música, como também nas disciplinas, aprendendo a ler as partituras, partindo daqui para matemática, física, química, inglês, eles vão saber como estudar essas matérias. A música é importante para o ser humano e principalmente para os adolescentes de hoje”, disse o professor Flávio.