Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Moradores da comunidade dos Canos, em Paulista, recebem ação de saúde

Saúde | 20/09/2023

Moradores da comunidade dos Canos, em Paulista, recebem ação de saúde

Atendimento médico, distribuição de preservativos e exames foram alguns dos serviços 

Compartilhe esta notícia:

Com o intuito de levar serviços da Secretaria de Saúde à população, uma ação contemplou moradores da comunidade dos Canos e das proximidades, na tarde desta quarta-feira (20.09). Na ocasião, moradores tiveram atendimento médico, distribuição de preservativos, exames de citologia, palestra educativa, dentre outros. A iniciativa aconteceu no Terreiro Ilê Obalaganju, na Rua Barão de Cotegipe, no bairro de Arthur Lundgren I.


De acordo com coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros / LGBTQIAPN+, Anderson Oliveira, a ação foi promovida através da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, e se deu através do convite da gerência de território, juntamente com representantes do terreiro, que cederam o espaço para a realização do trabalho. 


“Através dessa solicitação, estamos levando para os terreiros, em benefício de comunidades como a dos Canos, e ainda, oportunizando a saúde e mais uma vez acolhendo a população. Acredito muito que a territorialização é isso, a construção do território e o fortalecimento de uma atenção básica universal e que tem resposta”, destacou Anderson.


Dentre as pessoas que foram até o local para serem atendidas, a zeladora de igreja, Maria Cristina, de 57 anos, elogiou o serviço. “Espero que a Secretaria de Saúde envie mais vezes esse serviço, pois a população precisa muito disso aqui. É um tipo de ação que é muito boa e proveitosa para todos nós”, disse a moradora. 


Na ocasião, a gerente de território da Atenção Básica em Arthur Lundgren I, Deyse Souza, falou da importância dessa ação na localidade. “Estamos recebendo apoio com a integralidade junto com as pessoas, e a população está se sentindo acolhida. É muito importante, para que cada vez mais a gente possa promover a equidade na saúde do nosso município”, ressaltou. 


O Babalorixá Marcelo, responsável pelo terreiro, relatou que se sente satisfeito em poder colaborar e facilitar o acesso da população aos serviços como o da saúde, utilizando o espaço do terreiro como mais um local para benefício da comunidade.


“Tem gente que nem pode sair de casa, que não tem condições de ir ao centro, e muitas pessoas vêm aqui pedir nossa ajuda. Então, a gente recorreu à Secretaria de Saúde para que eles trouxessem esse serviço para a comunidade. As portas do terreiro estão sempre abertas para poder ajudar”, ressaltou Marcelo.


Fotos: Lucy Oliveira / Prefeitura do Paulista


Imagens:

Compartilhe: