PAULISTA > Notícias > Paulista participa do 1° Encontro Estadual dos Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora

Políticas Sociais | 19/09/2023

Programa busca preservar os direitos constitucionais de crianças e adolescentes

Com o objetivo de discutir e aprimorar os serviços ofertados pela Superintendência de Proteção Social Especial, a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, participou nesta terça-feira (19.09), do 1° Encontro Estadual dos Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora. O evento foi realizado, na Escola Judicial (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em Joana Bezerra, no Recife.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma forma de acolhimento prevista na Política de Assistência Social, organizada de acordo com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prioriza o acolhimento provisório em famílias acolhedoras. A finalidade é preservar a convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que foram afastados de suas famílias por medida de proteção.

Segundo a superintendente de Proteção Social Especial do Paulista, Laura Buarque,o objetivo do encontro foi fortalecer e avançar nas ações protetivas junto às crianças e aos adolescentes."O momento traz para além da troca de experiências, formação continuada, momentos de reflexão  sobre a necessidade de garantirmos direitos constitucionais às crianças e adolescentes. O principal motivo é o direito à convivência familiar e comunitária", ressaltou.

O encontro contou com a presença de representantes do TJPE, CAOP-MPPE, Governo do Estado, municípios que já executam o SAFA e outros que estão em processo de implantação