Educação | 20/05/2015
Junior Matuto concede reajuste acima do piso e garante outras conquistas para os professores
Compartilhe esta notícia:
Uma reunião na sede do Sindicato dos Professores da Rede de Ensino do Paulista (Sinprop), na tarde desta quarta-feira (20.05), selou o entendimento entre a categoria e a gestão municipal. No encontro, o prefeito Junior Matuto assinou o acordo que concede reajuste salarial de 13,01% aos professores da rede, retroativo ao mês de abril e atende outros pleitos.
A medida beneficiará quase 1,3 mil funcionários, entre servidores e contratados, colocando Paulista entre os municípios que pagam o piso salarial da categoria. O retroativo ao mês de abril, período em que os filiados ao Sindicato dos Professores iniciaram as discussões sobre a data-base, será dividido em duas parcelas, a serem pagas nos meses de maio e junho.
Agora, com o fim das rodadas de negociação, o governo municipal prevê que o vencimento dos funcionários fique em torno de 3% acima do piso nacional, estipulado pelo do Ministério da Educação. Ao longo das negociações com a prefeitura, intermediada pela Secretaria Municipal de Administração, os professores não realizaram greve, o que dispensa a elaboração de um calendário de reposição de aulas.
“O que fizemos aqui hoje foi reafirmar um compromisso estabelecido com o povo do Paulista de cuidar da educação. Não estamos só consolidando o piso dos professores, mas assumindo um compromisso de estabelecer um diálogo permanente com a categoria, para atender as reivindicações de melhorias das condições de trabalho. Acredito que com esse diálogo não teremos mais momentos de turbulência com a categoria”, analisou o prefeito.
Para o presidente do Sinprop, Gilberto Sabino, mais do que os 13,01%, houve outras conquistas para a categoria. “Fomos contemplados não apenas com o reajuste, mas conseguimos negociar um pacote de reivindicações. A partir do momento que o prefeito começou a participar das negociações consideramos que houve um grande avanço, pois o diálogo agora está aberto de forma permanente”, afirmou.
Também participaram do encontro os secretários municipais Carlos Júnior (Educação), Lúcio Genu (Administração) e Francisco Padilha (Assuntos Jurídicos), além do chefe de Gabinete, Carlos Barbosa da Silva.
Outros pleitos atendidos – Dentro do pacote de reivindicações atendidas, está o abono das faltas dos professores que participaram de atos e a revisão do corte de gratificações dos professores licenciados do Município. Além disso, a gestão municipal se comprometeu em enviar um ofício ao Ministério da Educação (MEC) para solicitar o aporte de recursos para auxiliar o município com o pagamento do piso.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo