PAULISTA > Notícias > Em Paulista, evento prepara para a Conferência Municipal de Cultura

Cultura | 11/09/2023

Em Paulista, evento prepara para a Conferência Municipal de Cultura

1ª Pré-Conferência teve como objetivo a formulação de propostas para a área cultural do município

Nos dias 15 e 16 deste mês, será realizada a 4ª Conferência Municipal de Cultura do Paulista. O evento antecede a 5ª Conferência Estadual de Cultura e a 4ª Conferência Nacional de Cultura. Na tarde desta segunda-feira (11), no auditório da Fasup, no Janga, foi realizada a primeira Pré-Conferência, visando formular propostas voltadas para o setor cultural do município. Nesta terça-feira (12.09), um novo encontro será realizado, desta vez, no Clube Municipal de Paratibe, também às 14h.

O primeiro dia de atividades foi coordenado por Natália Bringel, do quadro da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Paulista, com apoio do ator e pedagogo Silvio Tenório, membro do Conselho Municipal de Cultura. Participaram agentes culturais do município, como cantores, atores, produtores culturais, escritores, entre outros.

A formulação de propostas foi dividida em seis eixos temáticos, envolvendo as instâncias nacional, estadual e municipal. De forma democrática, cada um colocou sua sugestão, tais como a criação de uma secretaria municipal que abrangesse apenas a cultura, o turismo e o patrimônio histórico; a estipulação de um percentual mínimo de artistas locais nos eventos do município; a criação de um centro cultural em Paulista e a democratização do acesso à cultura e participação social, entre outras.

Nesta terça-feira, serão debatidos novos temas ligados à Conferência Municipal de Cultura. “A participação dos agentes culturais do município é fundamental para a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual”, afirmou Natália Bringel.

Fotos: Eudes Pereira