PAULISTA > Notícias > Progresso do Paulista com preservação histórica é destaque no Jornal do Commercio

Desenvolvimento Urbano | 19/05/2015

A chegada do progresso na cidade do Paulista não pode apagar a história do município.Com esse entedimento, a gestão municipal tem se esforçado para trazer invstimentos ao município e garantir que monumentos históricos sejam preservado foi destaque na edição desta terça-feira (19) do Jornal do Commercio. Confira a reportagem:

Título: Paulista muda sem apagar o passado

URBANISMO Prefeitura autoriza empreendimentos em áreas ocupadas, antigamente, por grandes fábricas em troca da preservação das chaminés e das edificações históricas

Paulista, no Grande Recife, vive um momento de expansão e crescimento econômico com a chegada de grandes empreendimentos que prometem modernizar a cidade de 320 mil habitantes. Apesar das mudanças, o patrimônio histórico e cultural, como as grandes chaminés tombadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), é considerado a grande riqueza do município e faz parte do imaginário popular.

Em um modelo que objetiva preservar e valorizar, o antigo e o novo vão conviver em harmonia, segundo garante a prefeitura. Um dos símbolos da história da cidade é a Companhia de Tecidos Paulista, que pertenceu à família Lundgren e era referência da indústria têxtil no início do século 20. O negócio se expandiu para outras partes do Brasil e chegou a ter mais de 20 mil funcionários. Após a falência, os terrenos das fábricas ficaram abandonados. Hoje, quem ocupa os espaços são obras de um shopping center e de um grande residencial.

A conservação das edificações antigas era uma das condições para a construção dos dois empreendimentos. No Shopping North Way, em construção às margens da PE­15, no lugar da Fábrica Arthur, a antiga chaminé de 85 metros, o casario e um cruzeiro ganharam destaque no projeto arquitetônico do centro de compras, previsto para ser entregue em outubro. "Contratamos empresas especializadas para revitalizar os prédios. A chaminé estava com a parte de cima comprometida, então os funcionários remontaram e limparam a estrutura. Quanto à casa, vamos consertar os adornos quebrados e recuperar a coberta", explica o engenheiro Luiz Sergio Barros Lima.

Já na área da antiga Fábrica Aurora, no Centro, está sendo construído um condomínio com três mil apartamentos, edifício­garagem, dois empresariais e um centro de compras. Serão conservadas outras três chaminés de 75 metros de altura, a casa de caldeiras e a caixa dágua. Parte do muro será restaurado para ficar com os tijolos aparentes, como era na época. Parte das medidas compensatórias também inclui a reforma do Jardim do Coronel (também propriedade da família Lundgren).

Para garantir que as próximas gerações apreciem e conservem a memória da cidade, a prefeitura intensificou o ensino da história de Paulista nas escolas públicas municipais. "Estamos tomando muito cuidado com a expansão e crescimento do município. Por exemplo, o condomínio na antiga Fábrica Aurora será liberado por lotes. Também vamos estimular os mais novos a conservar nossa riqueza", declara o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Luiz Silva.