PAULISTA > Notícias > Parceria do TJPE e Prefeitura do Paulista promove casamento coletivo no Clube Municipal do Nobre

Ação integrada | 25/08/2023

O evento contou com cerimônia, certidão, espaço, decoração, maquiagem, corte de cabelo, bolo, e orquestra, que foram totalmente gratuitos para os recém-casados

A coordenação do Centro de Conciliação e Cidadania de Paulista (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com a Prefeitura do Paulista, realizou, nesta sexta-feira (25.08), a celebração coletiva do casamento de 71 casais do município. A iniciativa, que foi realizada pelo segundo ano consecutivo, aconteceu no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre. O evento contou com cerimônia, certidão, espaço, decoração, maquiagem, corte de cabelo, bolo,  e orquestra, que foram totalmente gratuitos para os recém-casados

Na ocasião, o juiz Ricardo de Sá Leitão explicou a importância da cerimônia para os munícipes. "Esse evento é um ganho de cidadania porque o amor não precisa de chancela, mas os direitos precisam, e o casamento também é um ato jurídico, é a garantia de direitos, de herança de previdência e de patrimônio. Nós estamos democratizando o acesso a essa segurança e tranquilidade que uma confirmação oficial gera para os envolvidos", detalhou.

A Prefeitura ofereceu a estrutura para a realização da cerimônia. O secretário de Governo e Gabinete, Ydigoras Ribeiro, explicou o porquê de a Prefeitura ter se envolvido na organização do evento. "A Prefeitura vê esse momento como uma iniciativa de cunho social, visto que há diversos casais no município que têm a pretensão de oficializar a relação e não dispõem de condições e tempo", explicou.

João Victor Carmo e Eugênia Elizabeth, de 21 e 22 anos, respectivamente, explicaram o motivo de escolherem esse momento para firmar a união. "Nós estávamos querendo nos casar desde o ano passado, mas não tivemos tempo por causa do trabalho", relatou a jovem". Mas agora, a gente conseguiu separar um tempinho para finalmente nos casarmos", completou o noivo.