PAULISTA > Notícias > Paulista conclui debates de metas para a educação

Educação | 15/05/2015

Paulista conclui debates de metas para a educação

“Conseguimos realizar um evento amplo, onde tivemos a oportunidade de abranger e dialogar com toda à população.” Foi com essas palavras que o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, declarou aberto o último dia da Conferência Municipal de Educação.

O encontro, que teve início na quarta-feira (13.05) e foi realizado no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu profissionais da educação, além de representantes de vários segmentos educacionais, entre eles líderes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de diversos segmentos, como LGBT, Religiões de Matrizes Africanas, profissionais da educação, pais e estudantes.

A iniciativa teve o intuito de traçar estratégias para que o município atinja as 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Duas das propostas apresentadas ganharam um destaque especial e foram mais discutidas pelos participantes, foram elas “Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas de educação” e “Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais da Educação Básica e Superior pública”.

Ao fim do encontro ficou acordado que o Plano Municipal de Ensino, composto pelas 20 metas, será encaminhado à câmara dos vereadores do município, onde receberá a homologação. Na ocasião também foram eleitos os delegados da conferência municipal.

“Estamos falando de uma gestão transparente, que não se preocupa apenas com a parte física e material da educação, mas sim, com a participação da comunidade escolar no papel de formadores de opinião”, finalizou Carlos Junior.

A abertura da ação contou com a presença do vice-governador Raul Henry, o vice-prefeito Jorge Carreiro, além de secretários da gestão municipal. Ao todo, cerca de 600 pessoas participam da Conferência Municipal. Atualmente, a rede municipal de ensino do Paulista conta com 62 escolas e 17 mil alunos.