Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, serviços de oftalmologia são oferecidos gratuitamente

Saúde | 18/08/2023

Em Paulista, serviços de oftalmologia são oferecidos gratuitamente

População tem acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de incrementar a rede de atendimento em saúde ocular da população do município, a Secretaria de Saúde do Paulista, em parceria com o Centro da Visão de Pernambuco (CEVIPE), oferece serviços de oftalmologia gratuitos para os moradores da cidade, através do Programa Visão do Povo. População tem acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para cataratas e pterígio, além do tratamento para situações como a baixa acuidade visual, astigmatismo, miopia, hipermetropia, entre outras.

Segundo a diretora de redes da Superintendência de Regulação Especial, Maria Augusta, para ter acesso aos serviços, usuários do Sistema único de Saúde (SUS) devem realizar uma consulta com um oftalmologista nas unidades de saúde do município e receber o cartão de controle identificando a doença ocular. De posse do encaminhamento médico e munidos de identidade e comprovante de residência, os usuários podem se dirigir ao (CEVIPE) para realizar os exames mais detalhados e receber o diagnóstico preciso. 

“Vale ressaltar que, no caso  intervenções cirúrgicas, elas poderão ser feitas somente mediante a apresentação do cartão de atendimento, que pode ser retirado nas policlínicas de atendimento público municipal e na sede da Secretaria de Saúde localizada, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Prefeito Pinho Alves, 222, em Maranguape I”, alertou.    

Para a oftalmologista Catarina Valença, é essencial que as pessoas vão ao menos uma vez por ano ao médico especialista para saber sobre a saúde ocular. A maior incidência de casos se refere às ametropias, que são distúrbios visuais causados pela irregularidade da curvatura da córnea, o que distorce as imagens, pois os raios de luz não chegam no mesmo ponto da retina. Embaçamento, distorção da imagem perto e longe, cataratas e glaucoma. “No caso específico do glaucoma, a doença é silenciosa e muitas vezes o paciente, quando decide pela consulta e realizar os exames, está perto da cegueira”, frisou a especialista.

Uma das usuários do serviço é a dona de casa Maria da Paz, de 47 anos, moradora do Conjunto Beira-Mar. “Para mim é muito importante esse serviço oferecido pela Prefeitura, pois trato de glaucoma há três anos aqui na clínica e, se fosse pagar por isso, não teria condições de comprar os medicamentos, pois a gente recebe sem custo algum. Também não teria condições de realizar os exames de acompanhamento”, afirmou a usuária.  

“O trabalho que é realizado através do convênio com a Prefeitura é de suma importância para a população. Realizamos em média 500 atendimentos por semana  entre consultas, exames, cirurgias, acompanhamentos pré e pós operatórios, e fisioterapia ocular dentre outros. No ano de 2022, já atendemos cerca de 18 mil pessoas. A expectativa é chegar a 24 mil atendimentos em dezembro de 2023. Nosso telefone para informações é o (81) 3020-2030”, disse a coordenadora de atendimento do CEVIPE, Pollyana Lima.   


Imagens:

Compartilhe: