Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Município de Paulista é pioneiro no treinamento de sinais vitais 

Saúde | 15/08/2023

Município de Paulista é pioneiro no treinamento de sinais vitais 

Agentes de Combate às Endemias participaram de uma capacitação sobre o tema

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (15.08), foi  realizado um minicurso para Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente em âmbito municipal. A capacitação abrangeu tópicos como: A importância da aferição de sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal); avaliação do estado de saúde de um indivíduo; além de técnicas corretas de medição considerando fatores como: posição, ambiente e equipamentos adequados. A capacitação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Paulista.


Segundo a enfermeira emergencista, Juliane Santana, o treinamento complementar do Programa de Saúde com o Agente, para a identificação de sinais vitais, irá auxiliar para que o agente possa fazer a aferição e identificar possíveis alterações, para assim, encaminhar o paciente para as unidades de saúde. “A turma foi bastante participativa e interessada, pois abordamos conhecimentos novos. Detalhamos sobre a parte teórica e, ao final, colocamos em prática o que foi aprendido", afirmou. 


"Como ACE, eu vejo que esse minicurso veio para agregar o nosso trabalho para que a gente possa fazer o nosso serviço e, como consequência, o curso nos ajuda a estar mais instruídos na hora das visitas nos bairros para ajudar o paciente. Foi um momento para enriquecer o nosso conhecimento, pois o que nos foi passado, iremos levar para a população. São pequenas coisas que, muitas vezes, os moradores não têm habilidade para saber sair ou controlar aquela situação, então isso faz com que a gente leve um pouco do nosso conhecimento no dia a dia do trabalho", relatou a agente Cláudia Kelly.


“O município de Paulista é pioneiro no treinamento de sinais vitais em complementação do Saúde com o Agente para o Agente em Combate às Endemias. O módulo de sinais vitais foi ofertado apenas para o Agente Comunitário de Saúde pelo Ministério da Saúde. No entanto, a Secretaria de Saúde do Paulista e o Sindicato dos Agentes de Combate às Endemias tiveram a iniciativa de promover esse curso para que pudesse completar a formação desses agentes”, completou Juliane Santana.


Imagens:

Compartilhe: