Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Agentes de Combate às Endemias do Paulista recebem capacitação sobre sinais vitais

Saúde | 14/08/2023

Agentes de Combate às Endemias do Paulista recebem capacitação sobre sinais vitais

Tema irá ser abordado por enfermeira emergencista

Compartilhe esta notícia:

Uma abordagem acerca dos sinais vitais para 80 Agentes de Combate às Endemias (ACE), como módulo complementar do Programa Saúde com Agente, em âmbito municipal, fará parte do minicurso que acontecerá, nesta terça-feira (15.08), das 9h às 17h. A iniciativa será ministrada no auditório da Secretaria de Saúde do Paulista, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves Brasil, 222, em Maranguape 1. A abordagem será conduzida pela enfermeira emergencista Juliane Santana. 


A capacitação irá abranger tópicos como: A importância da aferição de sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura corporal); avaliação do estado de saúde de um indivíduo; técnicas corretas de medição considerando fatores como: Posição, ambiente e equipamentos adequados.


"O intuito é capacitar ainda mais os agentes para que eles possam expandir suas habilidades para além das questões de endemias, tornando-os mais versáteis em termos de prestação de cuidados básicos de saúde, permitindo que os mesmos reconheçam sinais de alerta e encaminhem os pacientes para os profissionais de saúde apropriados quando necessário", afirmou Juliane Santana. 


A capacitação trará o potencial de aumentar a eficácia dos Agentes de Combate de Endemias, permitindo que eles venham a desempenhar um papel mais amplo na promoção da saúde dentro da comunidade. Contribuindo para a prevenção de doenças e detecção precoce de problemas de saúde, buscando melhorar a qualidade de vida da população atendida pelo programa.


A qualificação irá incluir, além dos sinais vitais, a identificação de possíveis desvios da normalidade, permitindo que os agentes reconheçam sinais de alerta.



Imagens:

Compartilhe: