Saúde | 24/07/2023
Campanha Julho Amarelo contra hepatites virais tem programação alusiva em Paulista
No Brasil, existem cinco tipos de hepatites transmitidas por vírus, que são: A, B, C, D e E.
Compartilhe esta notícia:
Em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta e conscientização contra as hepatites virais, a Secretaria de Saúde do Paulista está com uma programação voltada ao tema. A ação será entre os dias 24 e 28 de julho, com atividades de promoção, prevenção, educação através de rodas de conversas, distribuição de preservativos e ações de Testagem Rápida para Hepatites B e C. No dia 28 de julho celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A primeira ação foi realizada no Centro de Saúde João Abimael, no bairro de Vila Torres Galvão.
A programação do Julho Amarelo em Paulista é uma iniciativa da Vigilância Epidemiológica, através da Política dos programas de IST's, Aids e HV, junto às Unidades de Saúde da Atenção Básica e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
No Brasil, existem cinco tipos de hepatites transmitidas por vírus. Conhecidos como os vírus da hepatite A, B, C, D e E. As hepatites virais são doenças que acometem o fígado e ali se apresentam de maneira aguda e crônica. As hepatites, se apresentam de maneira aguda (A e E) e crônica (B, C e D). Em relação às agudas, o indivíduo, geralmente, tem uma cura espontânea. Já no caso das crônicas, o indivíduo vem descobrir com um tempo, e essas que são as mais perigosas, porque podem trazer sequelas graves como cirrose e câncer no fígado.
As hepatites virais A e E são transmitidas através do orofecal, ou seja, a falta de higiene, a falta do da lavagem adequada das mãos e dos alimentos e a falta de cozimento de alguns deles podem provocar a hepatite A e E.
De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do município, Silas Marcelino, as hepatites geralmente se apresentam de maneira aguda e têm uma cura automática. “As hepatites B e C são transmitidas através principalmente do contato com fluidos ou sangue de pessoas contaminadas, por isso, a importância de sempre usar preservativos nas relações sexuais, procurar estúdios de tatuagem, body piercing que sejam licenciados ou que estejam de acordo com as regras da APVISA ou da ANVISA, e também evitar contatos com outros tipos de fluidos de pessoas contaminadas”, alertou Marcelino.
COMO A DOENÇA É TRANSMITIDA
A hepatite D só adquire quem já tem hepatite B. Já a hepatite C, é um grave problema de saúde pública, porque ela chega a ser uma epidemia maior do que HIV e AIDS. A única forma de prevenção é usando preservativo em relações sexuais e ter cuidado com o compartilhamento de seringas, de alicates de unha e qualquer outro tipo de equipamento ou instrumento que tenham contato com sangues ou com sangue ou com secreções corpóreas de outras pessoas.
A hepatite B é prevenida através de vacina, que é disponibilizada na rede Sistema Único de Saúde (SUS) e na Rede Municipal. São três doses do esquema completo e está destinada a partir do nascimento.
SINTOMAS
Os sintomas acontecem basicamente febre, dor abdominal, diarreia, cefaleia, são os sintomas gerais, mas também tem sintomas específicos, como a urina em cor escura, também chamada de urina ‘cor de Coca-Cola’ e fezes esbranquiçadas. Isso são os principais sintomas de quem já está com hepatite. A hepatite B e C e D geralmente se apresentam de maneira crônica, e a maneira de descobrir é através de testes rápidos para Hepatite B e C, que estão disponíveis em toda a rede e unidades de saúde, e a hepatite A é através de exames laboratoriais.
Confira a Programação:
Dia 26 de julho, a partir das 13h30: USF Jardim Paulista Baixo IV- Rua 106, n° 196 Jardim Paulista Baixo;
Dia 27 de julho, a partir das 9h: USF Conceição - Rua Belo Horizonte, 1080, Conceição;
Dia 27 de julho, a partir das 9h: USF Maranguape I A e B- Rua 22, nº 55, Maranguape I;
Dia 28 de julho, a partir das 9h: CTA- Clube Municipal do Nobre-Rdo Nobre, s/n, Nobre.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo