Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros atende bairro de Jardim Paulista Alto

Ação integrada | 24/07/2023

Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros atende bairro de Jardim Paulista Alto

Oferecer serviços públicos e quebrar preconceitos fazem parte da lista de objetivos da iniciativa

Compartilhe esta notícia:

O bairro de Jardim Paulista Alto recebeu, nesta segunda-feira (24), mais uma Ação de Cidadania e Saúde nos Terreiros, promovida pela Prefeitura do Paulista, através das secretarias de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de Saúde. Desta vez, a ação foi no Ilê Axé Omim Tálade, dirigido pela Yalorixá Maria José Barbosa de Oxum. O evento fez parte da comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que transcorre nesta terça-feira (25/07).


Na área de saúde, foram oferecidos serviços de atendimento médico (clínico geral), marcação de exames de mamografia, teste de glicose e aferição da pressão arterial, vacinas contra Covid-19 e Influenza e testagem rápida de IST. Foi oferecida também vacina antirrábica para cães e gatos.


Já a pasta de Políticas Sociais e Direitos Humanos contou com cadastro de autismo, orientação do Vem Livre Acesso e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Pessoa com Deficiência, orientações jurídicas de direitos humanos, entre outros serviços.


A moradora de Jardim Paulista Alto, Isabelle Ramos, levou a cachorrinha Cacau para tomar a vacina antirrábica. “Achei esta ação maravilhosa. Para uma pessoa como eu, que não tem condições de custear uma consulta em uma clínica veterinária, foi muito importante”, disse.


Para Iracema Pereira dos Santos, 71 anos, a ação veio em boa hora. “Consegui marcar o exame de mamografia rapidamente, sem dificuldade. Parabenizo a todos envolvidos nesta importante ação”, afirmou.


A diretora de Igualdade Racial do Paulista, Nathália Bringel, enfatizou a importância da adesão da comunidade ao programa. “Procuramos levar informações referentes ao enfrentamento da discriminação religiosa e ao racismo. Levamos à comunidade uma forma de desmistificar o preconceito que muitos têm em relação ao terreiro. É um espaço de promoção da cidadania”, pontuou.


“Sinto-me feliz em atender o povo, que me chama de mãe, e agradeço por esta ação aqui no nosso espaço. Estamos sempre de portas abertas para atender a todos”, disse a Yalorixá Maria José Barbosa D'Oxum.


Fotos: Beatriz Leite/Prefeitura de Paulista


Imagens:

Compartilhe: