Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Pacientes restritos no leito contam com serviço de atendimento domiciliar em Paulista

Saúde | 06/07/2023

Pacientes restritos no leito contam com serviço de atendimento domiciliar em Paulista

Equipe é composta por enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e médico clínico

Compartilhe esta notícia:

Com o objetivo de reduzir o índice de hospitalizações, a Secretaria de Saúde do Paulista realiza um importante serviço, que leva o atendimento médico aos pacientes restritos no leito. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) presta, atualmente, assistência a um total de 21 usuários, tendo atendido até o momento 126 munícipes. A equipe do SAD é composta por enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e médico. Em alguns casos, um nutricionista também dá o suporte.


Segundo o coordenador do SAD, Antônio Nascimento, são realizados desde procedimentos de curativos, como também administração de medicamentos e exames físicos e clínicos. O fisioterapeuta realiza e prescreve os cuidados para melhorar a condição de mobilidade do usuário. O suporte social explica quanto ao recebimento de fraldas e suplemento alimentar, como também presta orientações quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).


No bairro da Vila Torres Galvão, há três meses a dona de casa, Érica de Lima Araújo, conta com o serviço, que atende a seu pai de 72 anos. “É um grupo que tem dado uma grande assistência, tanto médica, como de laboratório e de assistência social. A gente tem dificuldade de sair de casa, fazer exame em laboratório e essa equipe tem dado essa importante assistência de vir à nossa casa e prestar esse serviço”, disse ela.


“O critério é que sejam pacientes restritos no leito, que fazem uso de alimentação por sondas nasogástrica ou gastrostomia. São pacientes que precisam realmente do atendimento a nível domiciliar, que apresentam dificuldade de chegar no serviço de saúde. Dessa forma a gente consegue diminuir o índice de hospitalizações e os agravos que estas doenças podem estar trazendo para estes pacientes”, explicou Antônio Nascimento.


Para ser atendido pelo SAD, é preciso que o enfermeiro da unidade de saúde de referência, no qual o paciente reside mais próximo, faça a solicitação. Com isso, a equipe vai à casa do paciente e com aviso prévio liga e informa sobre a visita ao paciente, e na ocasião é feita a triagem para saber se é um caso de perfil SAD.


Imagens:

Compartilhe: