Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Em Paulista, serviço de curativos está à disposição da população

Saúde | 16/06/2023

Em Paulista, serviço de curativos está à disposição da população

Material é aplicado nos postos de saúde do município

Compartilhe esta notícia:

Para os moradores do município que necessitem de atendimento na aplicação de curativos por causa de doenças crônicas com laudo médico, receitas e prescrições médicas, a Prefeitura de Paulista está disponibilizando o serviço nas Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. Os materiais e insumos são distribuídos através da Central de Atendimento Farmacêutico (CAF) da Prefeitura. 


Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica do município, Caio Silva, a seleção, aquisição, armazenamento e programação de entrega dos insumos e medicamentos obedece à demanda específica enviada pelas unidades de saúde. 


“Quando o paciente chega com uma lesão crônica nos postos de saúde, ele é atendido por um enfermeiro especialista que analisa o grau e tipo do ferimento e, a partir disso, se identificam os insumos a serem utilizados no curativo. Feito esse trabalho, são solicitados, por meio de formulários, o envio do material para que a quantidade específica de cada caso seja suprida.


Já se tratando de doenças em que o próprio paciente pode realizar a manutenção do curativo  em casa após a verificação dos laudos atualizados e das prescrições médicas, o mesmo pode realizar a retirada mensal da quantidade dos materiais que ele vai precisar no posto”, disse o gestor municipal.      


O serviço também se estende a pessoas que tenham problemas de incontinência urinária causadas por doenças crônicas devidamente documentadas e com laudo médico. Nesse caso, o paciente vai passar pelo atendimento de uma assistente social e por uma nutricionista, que irão identificar a fórmula e o tamanho da fralda indicada. O processo também obedece o envio de formulários de autorização e, após o diferimento, o paciente é notificado pelo posto de saúde para retirar os insumos.


Imagens:

Compartilhe: