A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, em parceria com o estado de Pernambuco e a empresa Nova Mobi, responsável pela administração de terminais integrados no estado, realizou, nesta sexta-feira (16.06), das 8h às 11h, uma ação de conscientização com a população civil acerca do trabalho infantil no Terminal Integrado Pelópidas Silveira. Com o objetivo de sensibilizar a população acerca do tema e divulgar os canais de denúncia, a ação é em virtude do dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
A coordenadora de proteção especial, Simone Campos, explica que a exploração sexual, mais comum em áreas de praia, e o tráfico de drogas por crianças e adolescentes também são considerados formas de trabalho infantil. “Hoje nós vamos divulgar para a população que o trabalho infantil e a exploração sexual são crimes que precisam ser denunciados para o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou o Disque 100”, comentou.
O coordenador de proteção social especial do estado de Pernambuco, Leônidas Leal, explicou a estratégia por trás dessa ação. Ainda de acordo com ele, o terminal é um espaço que possui algumas situações de trabalho infantil e também recebe crianças e adolescentes que se deslocam para outros municípios para trabalhar. “É necessário que a população compreenda que o trabalho infantil é a porta de entrada para situações como abuso sexual, exploração sexual, tráfico de drogas, tráfico de pessoas e outras violências”, alertou.
Contatos:
Conselho Tutelar Centro:
(81) 99942-1419
Conselho Tutelar Praias:
(81) 99942-1344
Conselho Tutelar Regionais:
(81) 99942-1448
Disque 100
WhatsApp do Disque 100: (61) 99611-0100