PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista promove ações referentes ao Mês Mundial de Combate à Tuberculose

Saúde | 28/03/2023

Sete unidades de saúde vão oferecer as atividades, que acontecerão no dia 30 de março das 9 às 12h

Continuando as ações referentes ao Mês Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura do Paulista realizará, nesta quinta-feira (30.03), das 9h ao meio-dia, ações educativas diagnósticas em sete Unidades de Saúde da Família. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo realizar uma educação popular em saúde, dessa forma empoderando o usuário sobre os sinais e sintomas do agravo, como também diagnosticar casos novos.

Todos os territórios de saúde irão ofertar os serviços. As unidades de saúde que disponibilizarão as atividades são: USF Jardim Paulista Alto, USF Jardim Paulista Baixo IV, USF Sítio Fragoso II, USF Nobre, USF Nossa Senhora dos Prazeres II, USF Nossa Senhora Aparecida e USF São Pedro. Todos os pacientes que comparecerem às unidades apresentando um dos sintomas como: tosse seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento/cansaço serão examinados e solicitados os exames necessários.

A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que atinge prioritariamente o pulmão, mas pode se alojar em outros órgãos causando a Tuberculose Extrapulmonar. O tratamento é ofertado pelo SUS, tem duração de seis meses e se feito de forma correta cura a doença por completo.