Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista realiza resgate de um filhote de Tartaruga de Pente

Meio Ambiente | 28/02/2023

Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista realiza resgate de um filhote de Tartaruga de Pente

Animal marinho foi encontrado no Pontal de Maria Farinha, por uma fotógrafa que estava no local

Compartilhe esta notícia:

Na tarde desta segunda-feira (27.02), uma equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), realizou o resgate de um filhote de Tartaruga de Pente (Eretmochelys imbricata). O animal foi encontrado, no último domingo (26.02), na Praia do Pontal de Maria Farinha. 


Andando pela praia, a fotógrafa catarinense, Jeanne Look, acompanhada pelo seu esposo, se deparou com o pequeno animal. “Quando avistamos o filhote, inicialmente ele não se mexia, parecia morto, até que percebi que piscou o olho. Como é um animal que está em vias de extinção, decidimos ajudar para salvar. Tentamos colocar na água para ver se nadava para o mar, porém não conseguiu. Então, pesquisei e encontrei nas redes sociais uma analista ambiental da SEMA, que veio e fez o resgate. Fico muito feliz por termos ajudado a preservação da espécie marinha, é gratificante”, frisou a fotógrafa.


No local onde o filhote de tartaruga marinha estava, a analista ambiental da SEMA, Bruna Maldonado, realizou os procedimentos adequados e necessários para que ele fosse colocado no mar. "Assim que fomos contactados sobre o filhote, nos dirigimos ao local e percebemos que a tartaruguinha estava bem, fizemos a soltura no Pontal de Maria Farinha, onde ela nasceu", explica a analista Bruna Maldonado. De acordo com a servidora, o filhote nasceu de um ninho não monitorado, que deve ter eclodido no domingo, logo no amanhecer do dia ou no sábado a noite.


Ao presenciar a desova de tartarugas, a população deve, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou através dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal. Além de entrar em contato pelos canais informados pela SEMA, também deve-se manter distância de, no mínimo, 30 metros, e não tocar. Se o avistamento for à noite, não use lanterna ou flash de câmera com luz branca nos olhos do animal. Já tratando-se do nascimento dos filhotes, o procedimento é o de manter distância, não tocar no animal e entrar em contato com a SEMA.   


CRIME - É importante informar que nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605, no Art. 29. A Legislação esclarece que vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental, com multas que vão de R$ 500 a R$ 5 mil, e pena de seis meses a um ano de prisão.


Imagens:

Compartilhe: