PAULISTA > Notícias > Secretário de Defesa Civil do Paulista é eleito novo presidente do CONSEMS

Segurança e Mobilidade | 17/04/2015

Secretário de Defesa Civil do Paulista é eleito novo presidente do CONSEMS

A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS) foi eleita e empossada na tarde desta terça-feira (16.04), no Ministério da Justiça, em Brasília. Manoel Alencar, atual secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, foi eleito como novo presidente para o próximo biênio (2014-2015).

O CONSEMS, que reúne secretários e gestores de segurança pública de todo o país, tem vaga garantida no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), entidade máxima de segurança pública do Governo Federal. Participam  desse conselho representantes do Congresso Nacional, OAB, sindicatos e associações relacionadas à segurança pública e gestores públicos.

Segundo Manoel Alencar, o desafio da nova gestão é garantir fomentar entidades representativas e garantir mais investimento no setor. “Os conselhos são muito importantes para a segurança pública nacional. Vamos estabelecer como metas dessa gestão o fortalecimento dos conselhos regionais, estaduais e municipais para assegurar mais recursos do Ministério da Justiça em na área de segurança pública, sobretudo para os municípios.

CONSEMS - Criada em 2009, durante Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, o conselho se baseia nos princípios da democracia, legalidade e direitos humanos como requisitos para definir políticas públicas de segurança.