Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 19/01/2023
Cidade do Paulista está entre os 30 melhores exemplos de sucesso do ranking nacional
Dados foram divulgados pelo Ministério da Economia, e apresentados no Índice de Concorrência dos Municípios para o ano de 2022
Compartilhe esta notícia:
O município do Paulista, através do trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Agropecuária e Pesca, é destaque nacional e está entre os 30 melhores exemplos de sucesso do desenvolvimento econômico no país para o ano de 2022. Com a nota de 528,38 pontos, a cidade superou a média nacional, que é de 473,92 pontos, assim como a nota de capitais e cidades em outros estados do Brasil, nas regiões Centro-Oeste, com média de 516,04 pontos; Norte, com 434,33 pontos; Sudeste, com 462,19 pontos; e Sul, com média de 506,66 pontos.
O resultado também apresenta que o município das chaminés está entre os 7 melhores colocados na região do nordeste e acima da média da mesma, a qual obteve (480,,53) pontos. O relatório analítico de dados também demonstra que Paulista se encontra no terceiro lugar no estado de Pernambuco ficando apenas atrás da sua capital Recife que obteve a nota de (583,62) pontos e do município de Jaboatão dos Guararapes com nota a de (530,85) pontos.
A avaliação transversal foi apresentada no relatório de medição anual do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) e divulgada através do Ministério da Economia. Na documentação, três eixos são fundamentais, e dentro da perspectiva destes eixos, 9 itens principais são usados para os critérios da classificação.
O primeiro eixo consiste em dados de acessibilidade ao mercado local onde se analisam as informações referentes ao empreendedorismo, infraestrutura e regularização urbanística no município.
No segundo eixo, as informações das características de concorrência entre os empreendimentos já estabelecidos são abordadas levando em consideração a qualidade da regularização urbanística, a liberdade econômica e a concorrência em serviços públicos dentro da cidade.
Por fim, o terceiro eixo trata sobre a equidade no ordenamento e as boas práticas jurídicas, fiscalizações e aspectos licitatórios e tributários, para a garantia da igualdade na competição entre os atores municipais. Este eixo também observa a segurança jurídica no ambiente de negócios para os empresários, a realização transparente das concorrências públicas e a carga tributária dentro do que é estabelecido em lei, com isonomia, sem privilegiar determinados setores da economia.
De acordo com o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, o destaque nacional nos dados divulgados pelo Ministério da Economia é fruto de um trabalho diário para que seja possível conquistar o resultado projetado. “Quando assumimos a Prefeitura de Paulista, nos dedicamos com afinco e determinação, a realizar as ações que refletissem em resultados concretos e à frente de questões administrativas e sociais que estamos organizando e melhorando cada vez mais para oferecer serviços de qualidade no município. Agora em 2023, continuaremos nossos esforços, fazendo de nossa cidade um exemplo na pujança do desenvolvimento econômico", afirmou o gestor.
Matéria Armando Fuentes
Fotos Cena4 e Armando Fuentes
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo