PAULISTA > Notícias > Paulista realiza trabalhos integrados de saúde e meio ambiente na área rural do município

Ação integrada | 11/01/2023

Visita mapeou e identificou localidades para elaboração e execução de políticas públicas

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura do Paulista promoveu um trabalho integrado na Mata do Ronca, no bairro da Mirueira. A visita aconteceu através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde, por meio da Superintendência Estratégica de Saúde, e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU).

Dentro do planejamento para o ano de 2023, as equipes fazem o mapeamento das localidades onde serão executadas as políticas de saúde e meio ambiente que já são aplicadas nas áreas urbanas. Com a iniciativa, o governo municipal busca diminuir as dificuldades de acesso que os moradores dessas áreas enfrentam em razão da distância.

“Nosso procedimento aqui é o de acolhimento e construção, para oferecer os serviços da Rede de Atenção Básica em Saúde e facilitar o acesso da população”, afirmou a Superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Jakeline Moraes.

O trabalho também engloba a promoção de oficinas de agroecologia com os agricultores familiares do município, a fim de incentivar a produção agroecológica com preservação ambiental.

“Essas oficinas que vamos disponibilizar nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 17h, na Rua Portuguesa, 551, Mata do Ronca, no bairro da Mirueira servirão ainda para elaboração de políticas públicas, uma vez que vamos conhecer as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região. Isso vai nos ajudar muito na elaboração de políticas públicas específicas, além de cartilhas para divulgar e valorizar a identidade da comunidade”, explicou o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da SEMA, Silvio Batista.

As oficinas serão ministradas pelo Coletivo Kapiwara, gerando um filme que servirá, principalmente, como instrumento de valorização desse grupo e de reconhecimento da sua contribuição histórica, social e econômica para Paulista. As atividades ainda fazem parte da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do município, que recebeu financiamento do CNPq.