Saúde | 01/12/2022
Paulista realiza testagem itinerante dentro do Dezembro Vermelho
Compartilhe esta notícia:
O trabalho será desenvolvido durante o mês, com mais três ações programadas para os dias 15, 22 e 29/12
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Prefeitura do Paulista promoveu nesta quinta-feira (1º), por meio do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), uma ação de testagem itinerante. A iniciativa aconteceu dentro do Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Foram oferecidos serviços de testagem rápida para identificar o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, como a Sífilis e as Hepatites B e C. Também houve distribuição de kits com preservativos externos e internos, e informativos com orientações para se prevenir das ISTs.
O trabalho itinerante será desenvolvido durante o mês de dezembro, com mais três ações programadas, sempre das 8h às 12h. No dia 15/12, a testagem será realizada na Praça de Jardim Paulista Baixo. Já no dia 22/12, acontecerá na Praça Emílio Russel, em Maranguape I, enquanto no dia 29/12 será feita na frente da Unidade de Saúde da Família Edgar Alves I, em Engenho Maranguape.
A dona de casa Maria Cássia Santana, moradora de Pau Amarelo, foi beneficiada com a iniciativa e ressaltou a importância da prevenção e da testagem. “Fiquei sabendo da ação e vim, pois é muito importante se prevenir e, sobretudo, ficar sabendo se tem a doença ou não. Toda vez que tem uma ação como essa eu vou. Algo assim no município é muito bom, porque é gratuito e serve para o bem da nossa saúde. Fico grata pelo atendimento rápido e bem feito”, disse.
O serviço vai até os locais de grande circulação de pessoas e a lugares de difícil acesso, contando com uma equipe de psicólogos, enfermeiros e técnicos de laboratório e de enfermagem.
A enfermeira e gerente do CTA Itinerante do Paulista, Milena Ribeiro, destacou que o órgão tem a função de realizar uma escuta qualificada e um acolhimento às pessoas infectadas com ISTs e com HIV, bem como disponibilizar a testagem rápida.
“Nossa mensagem final é em referência ao preconceito e ao estigma. É necessário olhar além do diagnóstico e da doença. Devemos lembrar que estamos lidando com pessoas, com seres humanos, e antes de terem o HIV elas têm uma vida, um rosto, um corpo e uma família. A doença não tem cura, porém existe tratamento. Agora, o que devemos tratar também é o preconceito e o julgamento”, completou Milena.
Dezembro Vermelho
É uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017. Durante esse mês, há uma mobilização em todo do país na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
CTA fixo
O Centro de Testagem e Acolhimento, localizado na Rua 20, nº 286, em Maranguape I, também tem atendimento fixo de acolhimento a pacientes com HIV e ISTs. O funcionamento é segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A testagem rápida, por sua vez, acontece nas segundas, terças e sextas, das 8h às 10h30.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo