PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista firma parceria com Votorantim Cimentos

Educação | 07/04/2015

Prefeitura do Paulista firma parceria com Votorantim Cimentos

Representantes da Secretaria de Educação do Paulista e do Grupo Votorantim Cimentos estiveram reunidos nesta terça-feira (07.04) para selar uma parceria importante. Pelo terceiro ano consecutivo, a administração municipal terá o apoio da instituição privada na criação de alternativas que buscam melhorar a qualidade do ensino na cidade. Durante o evento, que aconteceu no Centro de Formação de Professores Manoel Victor, no Centro do município, foi assinado o Termo de Cooperação do programa “Parceria Votorantim pela Educação”.

Neste ano, o projeto tem como tema “Família e Escola Juntas uma Atitude que Transforma”. A proposta é mobilizar os pais dos alunos para que eles possam se envolver ainda mais no processo de aprendizagem dos filhos. Desta forma, a educação também estará presente no ambiente familiar. Além do envolvimento dos responsáveis pelos estudantes, a iniciativa prevê a formação dos gestores das 62 escolas da rede pública da cidade.

“Nosso intuito é que os pais estimulem seus filhos a se tornarem protagonistas no ambiente de ensino fazendo com que eles participem e promovam atividades importantes na escola. Além de colocarem a educação escolar como ponto primordial nas ações do dia a dia, explicou o secretário de Educação do município”, Carlos Junior.

Em 2014, foram realizados os estudos para a produção do plano de trabalho em Paulista. Também foi iniciada a capacitação dos diretores das escolas municipais em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). O município também foi integrado ao concurso nacional de redação promovido anualmente pelo PVE e três estudantes paulistenses foram premiados.

Conheça o PVE

Em 2008, o Grupo Votorantim abraçou a causa da Mobilização Social pela Educação como parte de sua estratégia para o desenvolvimento local. Por meio do projeto PVE, direcionado e gerido pelo Instituto Votorantim, o grupo sensibiliza e mobiliza as comunidades onde atua para o valor do ensino público de qualidade.

O objetivo é assegurar o direito à educação, partindo do princípio de que este é um compromisso de todos: família, escola, governo, empresa e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o projeto disponibiliza o ativo mais valioso do grupo: o capital humano. Intitulados como “mobilizadores”, os funcionários envolvidos atuam na articulação de parceiros para que o tema seja tratado como prioridade na agenda dos municípios, auxiliando a comunidade no planejamento e desenvolvimento de ações de mobilização social.

A atuação do PVE é organizada em três pilares: mobilização social, apoio às políticas públicas e apoio à gestão escolar. Como parte de suas ações, o PVE promove, anualmente, o Concurso Tempos de Escola, iniciativa em que alunos da rede pública de ensino escrevem redações sobre a importância da educação e concorrem a prêmios.

O PVE beneficia mais de 40 municípios em todas as regiões do país. O projeto foi certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, considerado uma boa prática pela iniciativa Benchmarking em Investimento Social Corporativo (BISC) e elogiado pelo Ministério da Educação (MEC) por sua metodologia.