Saúde | 12/11/2022
Paulista começa vacinação contra a Covid para bebês de 6 meses a menores de 3 anos de idade
Compartilhe esta notícia:
A partir da próxima quarta-feira (16/11), crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) de idade poderão se vacinar contra a Covid-19, nas unidades de Saúde de Paulista. De acordo com a Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) Paulista, a vacina Pfizer Baby será liberada apenas para crianças com comorbidades.
A nova faixa etária contemplada se dá a partir de uma nota técnica divulgada, na última quinta-feira (10/11), pela Superintendência Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, de número 54/2022.
Em Paulista, o cronograma de vacinação segue nas mesmas unidades onde já acontece a vacinação para a Covid-19, respeitando o calendário estipulado para a imunização em cada unidade de saúde que já atende a demanda. Confira nesse link o cronograma e endereços das unidades.
.
“Para que estas crianças possam ser vacinadas, é preciso que seja apresentado o laudo médico atestando a comorbidade da criança. Também reforçamos a atenção dos pais para a documentação necessária, são elas, RG dos pais ou responsáveis, e também a documentação das crianças, que são: RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS, e comprovante de residência”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) Paulista, Giuliene Cavalcanti.
Confira quais são as comorbidades incluídas como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo.
A lista também contempla doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças, neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de Down, e cirrose hepática.
Após a pactuação durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite, fica autorizada a vacinação em crianças de 6 meses a 2 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com o esquema abaixo:
Dose 1 (D1) – Dose inicial;
Dose 2 (D2) - três semanas de intervalo da D1;
Dose 3 (D3) - oito semanas após a segunda dose.
Informações relevantes
• É permitido a administração concomitante com outras vacinas;
• Não é permitido intercambialidade de vacina COVID-19, ressaltamos que a série primária deverá ser realizada sempre com o mesmo imunizante, não sendo recomendada a intercambialidade com outras vacinas COVID-19.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo