Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca | 19/10/2022
Representantes da gestão municipal realizam visita técnica a produtores rurais de Paulista
Compartilhe esta notícia:
Objetivo é identificar a produção orgânica para escoar sua comercialização no centro comercial urbano da cidade
Com o objetivo de identificar e quantificar a produção orgânica para escoar sua comercialização no centro comercial urbano da cidade de Paulista, na manhã desta quarta-feira (19/10), representantes da gestão municipal, junto com profissionais técnicos do IPA Instituto Agronômico de Pernambuco, estiveram na Mata do Ronca, no Bairro da Mirueira, para visitar produtores familiares. A visita também teve o intuito de prestar apoio técnico para melhoramento da produção, com técnicas de irrigação e de adubação do solo.
O produtor rural Júlio Bento, que possui uma área de 8000 metros quadrados na região, realiza o cultivo de macaxeira, batata, tomate, berinjela, coentro, banana, acerola, pitanga, cupuaçu, couve, mamão, abacate, dentre outras culturas, enfatizou sua satisfação em receber a visar da gestão municipal. "Aqui, nesta terra, tudo o que se planta dá. Ficamos felizes em sermos contemplados para termos o apoio técnico da gestão municipal, e assim, podermos aperfeiçoar na produção e poder vender, que é o mais importante, pois isso garante nossa renda”, frisou.
Durante a visita técnica, o engenheiro agrônomo do IPA, Adgerlan Codácio, destacou a importância desse trabalho. “Com a identificação da produção e a quantificação dela, assim como o mapeamento da área, podemos, ao lado dos técnicos da Prefeitura de Paulista, elaborar os planos de manejo do solo e os tipos de irrigação mais efetivos, assim como de compostagem para adubação do mesmo, tudo isso de maneira sustentável e sem a utilização de agrotóxicos, oferecendo à população do município alimentos saudáveis e de qualidade nutricional”, destacou Adgerlan Codácio.
“Os agricultores aqui produzem entre 200 a 250 quilos de alimentos, verduras, hortaliças e frutas por quinzena. Isso é algo expressivo e o mais importante, de forma natural, sem agredir o meio ambiente e sem usar agrotóxicos. Nada mais natural que os profissionalizar ainda mais, para que comercializem seus produtos de modo mais competitivo, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes.
Ainda de acordo com o secretário, essa diretriz de ir até o produtor, faz parte da gestão atual da Prefeitura de Paulista. Na ocasião, o gestor também se mostrou satisfeito pela iniciativa. “Para nós é uma satisfação trazer todo o conhecimento de nossos técnicos e agrônomos a serviço desse setor tão importante da economia local em Paulista”, concluiu Raimundo Lopes.
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo