IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Cultura |

Prêmio ‘Zumbi Dandara’, reconhecimento a cultura negra

Na tarde desta sexta-feira (13), no plenário da câmara de vereadores do Paulista, a UNEGRO (União de Negros pela Igualdade) realizou um evento com o apoio da Prefeitura do Paulista para entrega do Prêmio Zumbi Dandara, uma forma de reconhecer a luta e sobrevivência do povo negro. A homenagem reuniu artistas populares que promovem a cultura e lutam pela igualdade racial, de gênero e liberdade religiosa.


Na ocasião, foi realizada a posse da nova presidente da UNEGRO Paulista, uma das homenageadas, Jeana Gênesis. “É um desafio frente a essa desconstrução que a cultura popular vem sofrendo. Eu assumo a presidência da UNEGRO Paulista com a responsabilidade de levar a bandeira para frente e representar todos os movimentos aqui presentes”, discursou Jeana.


Otávio Brito, servidor público, prestigiou a premiação e colocou o evento como um ponto positivo para o município. “É de suma importância o reconhecimento ao trabalho. A premiação se mostrou bem híbrida, com pessoas de movimento social, gente ligada à religião, capoeirista, ou seja, falando para vários públicos com a pegada da resistência negra, a luta contra a discriminação. Isso coloca Paulista numa agenda positiva”, afirmou o servidor.


Ao final do evento, os homenageados realizaram apresentações culturais com muita motivação e alegria.


Confira os homenageados:


• José Galdino dos Santos, o Zeca do Rolete, Mestre Griô e coquista renomado nacional e internacionalmente.


• Jeana Gênesis, assistente social, mulher de ampla luta política pela cultura, que percebendo a situação de abandono de sua comunidade, Nossa Senhora do Ó e Pau Amarelo, criou o Projeto Sociocultural Florescer levando seu batuque multicultural para a juventude da área.


• Emerson José Bezerra, o Craúna, nome forte dentro do Movimento Negro, além dele ser percussionista, cantor e compositor.


• Dona Gênova Maria Silva, pedagoga, tem seu nome inscrito na militância pelos direitos humanos e de moradia, onde presidiu os conselhos de direito da criança e do adolescente de Recife e do Paulista.


• Celso Paulino Silva, o Mestre Biriba, que usa a capoeira, como elemento de educação.


• Sérgio Santana Gonçalves, o Sérgio Capoeira, militante desde o Síndicato dos Servidores Municipais de Recife até a coordenação do MLT (Movimento de Luta pelo Teto) em Pernambuco.


• Mestre Shiba, capoeirista, percussionista e conselheiro tutelar, acumula um longo histórico dentro da cultura e trabalhos de resgate social com crianças.


• O Babalorixá Pai Carlos, anos de resistência à frente do afoxé Filhos de Xangô.


• Mãe Lúcia de Oyá, coordenadora da Diretoria de Igualdade Racial do Estado de Pernambuco, presidente do afoxé Filhos do Vento, com incansável luta por respeito ao povo negro e de terreiro.

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441