Educação |

Paulista garante reajuste de 13% no piso salarial dos professores da Rede Municipal

Durante a primeira vivência formativa dos professores do ano letivo, o Prefeito Junior Matuto anunciou, na manhã desta terça-feira (04.02), o aumento de 13% no piso salarial da categoria. Também foi divulgado, durante o evento, que a partir deste ano a educação do Paulista passará a contar com a Gestão Democrática – forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

As notícias alegraram os cerca de 1.400 profissionais presentes na primeira vivência formativa do ano letivo. A formação dos professores, que acontece semestralmente, integra o programa de formação continuada e traça as diretrizes pedagógicas da rede municipal para o novo ano, além de dar todo o suporte, orientação e condução das atividades das escolas ao longo do semestre.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior aproveitou o momento para apresentar aos profissionais o tema do ano letivo: “Escola e Família Comprometidas com a Aprendizagem” e distribuir os kits de materiais personalizados contendo piloto, caneca, apagador e um caderno de planejamento. Os profissionais também participaram de uma palestra com a professora Katarina Gonçalves, da UFPE, que abordou o tema que será trabalhado ao longo do ano nas escolas da rede municipal e apreciaram uma apresentação cultural com os Garçons Cantores.

O professor Kleyton Adriano, da Escola Irmã Assunta, fez questão de participar do evento e ressaltou a importância do aumento salarial e o impacto que isso tem na qualidade do ensino. “Foi muito gratificante ouvir do próprio prefeito do Paulista a iniciativa de valorizar e reconhecer o trabalho do professor em sala de aula, atribuindo o aumento de 13% a partir deste mês de janeiro. Como professor da rede eu me sinto muito reconhecido e orgulhoso de exercer esta função no município do Paulista”, destacou.

Segundo Alessandro Correia, Secretário de Administração do Paulista, o reajuste anunciado pelo Governo Federal foi de 12.84% e não necessariamente seria estendido a todos os professores da Rede Municipal, pois o reajuste seria apenas para os novos profissionais. Fica a critério dos prefeitos e governadores dar ou não o aumento aos demais servidores. E o prefeito Junior Matuto optou por beneficiar aos ativos e inativos como forma de agradecer aos servidores por toda dedicação e trabalho prestado.

“O prefeito poderia dar o reajuste apenas para os novos professores, pois aqui no Paulista eles já recebem acima do piso salarial, mas a gestão municipal fez questão de garantir que os aposentados também tivessem esse benefício”, destacou Alessandro Correia.

“Primeiro eu quero ressaltar a minha alegria e satisfação em estar em um evento como este da educação, onde sabemos que não dá para discutir nem pensar no futuro sem destacar a educação. É indispensável falar de educação e não falar de valorização dos profissionais. Dar a ele um bom salário, ambientes adequados e programas pra que os professores e alunos tenham cada vez menos obstáculos”, destacou o Prefeito Junior Matuto.

“O dia de hoje é marcante, a cidade do Paulista mais uma vez larga na frente em Pernambuco implantando não somente o piso, mas arredondando para 13%, para que a categoria, em todas as faixas, recebam este incentivo e transformem isso em mais educação de qualidade para os que mais precisam”, continuou.