IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Saúde do Paulista avança e alcança resultados significativos em 2019

Ao longo deste ano o setor da saúde continuou alcançando resultados significativos no município. E isso é o resultado das iniciativas que beneficiaram os quatros cantos da cidade, como por exemplo, o “Saúde  nos Bairros”.  O programa, lançado em junho, proporciona atendimento noturno aos usuários da rede municipal que não dispõem de tempo durante o dia. Na ação, são oferecidos atendimentos médicos e citológicos, mamografia, vacinação, confecção do cartão do SUS, aferição de glicose e de pressão arterial, testagem de HIV e Hepatite e aula de zumba.


A gestão também priorizou as entregas das unidades de saúde totalmente revitalizadas, visando assegurar mais conforto e comodidade aos usuários e servidores.  Por isso, foram entregues a população, apenas nos últimos meses, a Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora da Conceição I e a Policlínica Hélio Inácio. Durante a reforma, as unidades foram contempladas com pintura e telhados novos. Toda a parte hidráulica e elétrica foi substituída. O espaço também recebeu um jardim de inverno para deixar o ambiente mais acolhedor. A policlínica passou a contar com mais oito salas de atendimento e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) voltou a atender na unidade. Ao todo, são 42ª obras de recuperação de unidades de saúde realizada pela gestão municipal desde 2013.


A Secretaria de Saúde do Paulista também segue investindo em espaços que proporcionem atividades físicas para os idosos e bem-estar a população. Em 2019, foram inaugurados mais três polos do Saúde em Movimento chegando ao 32º.  Ao todo, o programa acolhe mais de três mil idosos.  Fora isso, foi entregue a quinta Academia da Saúde. “A proposta da gente não é incentivar apenas atividades físicas para as pessoas, mas sim, estimular também um elo de convivência”, concluiu a secretária de saúde, Fabiana Bernart.


Outra iniciativa importante foi à entrega de 140 tablets aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Paulista. Com isso, eles se tornaram os primeiros de Pernambuco a contar com um equipamento que possui um sistema adaptado com a realidade do município. Com a entrega, a Secretaria de Saúde dinamizou o trabalho dos ACEs, que passaram a registrar digitalmente as visitas domiciliares, diagnósticos e notificações dos casos de arboviroses (doenças causadas pelos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela) e de outros tipos de doenças. Antes, o serviço era feito manualmente em fichas e prontuários.


Mais um legado importante que a gestão deixa para outras gerações é o Olhar Paulista, que se tornou Lei Municipal. Desde que foi lançado, o programa, que é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Cevipe e Lafepe, já realizou mais de duas mil consultas e entregou 970 óculos para os estudantes da rede municipal. 


Pensando também na visão dos idosos, foi lançado o programa “Mais Visão”, que tem por objetivo zerar a fila de pacientes diagnosticados com catarata e cadastrados no município que aguardam por cirurgia. O investimento na iniciativa supera a cifra de R$ 2,9 milhões. O montante é proveniente dos cofres municipais e do Sistema Único da Saúde. O Mais Visão oferece todo o acompanhamento necessário para que o paciente realize o procedimento cirúrgico com tranquilidade. Quem já está na lista da Secretaria de Saúde passará por diversos procedimentos pré e pós-operatório. Serão quatro consultas; 13 exames oftalmológicos; cinco exames laboratoriais; parecer cardiológico; e após a cirurgia haverá entrega dos colírios e dos óculos de proteção.


De acordo com a Secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, a expectativa é 2,4 mil procedimentos cirúrgicos sejam realizados pelo programa durante um ano. “Esse programa vem oferecendo todo o acompanhamento necessário para que o paciente realize o procedimento cirúrgico com tranquilidade, por isso, seguimos empenhados para levar o melhor serviço em cada etapa. O nosso dever é servir a população, independente da faixa etária”, frisou Bernart.


Ainda segundo a gestora municipal, o retorno positivo dessas iniciativas dão vigor para que a equipe de saúde em 2020, continue criando  projetos e planejando cada vez mais melhorias nos serviços que os paulistenses tanto precisam . “Próximo ano, vamos continuar trabalhando para que cada vez mais à população  tenha  atendimentos, programas e serviços de qualidades”,  finalizou a secretária de saúde.


 Em 2020, a população também vai contar com mais 20 médicos especialistas, tudo isso,  graças a  seleção simplificada lançada em outubro. A iniciativa teve como objetivo contratar temporariamente esses profissionais, visando suprir as necessidades de algumas especialidades médicas que não há mais vacância no cadastro de reservas do Concurso Público realizado em 2018.

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441