Políticas Sociais |

Paulista reúne Educadores Sociais no auditório da Uninabuco

Com o objetivo de valorizar e assistir os profissionais responsáveis pelas atividades pedagógicas, que visam à promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, a secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista celebrou, na manhã desta sexta-feira (18.10), o Dia do Educador Social. O evento aconteceu no auditório da Uninabuco, no Centro do Paulista.

Na ocasião, os profissionais que atuam como educadores sociais no município participaram de uma capacitação com a psicóloga Heridane Ferreira, que abordou a valorização e função destes trabalhadores. Temas como a motivação, autocuidado e a importância da atuação destes educadores para a condução do cumprimento da medida sócia educativa e do processo de condução do acompanhamento social para que eles entendam o seu papel social.

Durante o evento, representantes dos Centros de Convivência (ONGs parceiras do município e Casa das Juventudes) receberam um kit com quatro livros e um jogo lúdico da Editora Paulus. Ao todo 1000 kits serão distribuídos para as crianças e adolescentes assistidos pelas instituições.

Para Aldo Araújo, coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Políticas Sociais do Paulista, eventos como estes servem para valorizar o trabalho destes profissionais. “O Educador Social tem um papel fundamental na sociedade, pois o trabalho que eles desenvolvem com as crianças e adolescentes acaba também influenciando na família. Muitas vezes eles acabam assumindo o papel de pai e mãe sendo os grandes conselheiros, apoiadores e resgatadores de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, comentou.

Também participaram da solenidade a secretária de Políticas Sociais e Esportes, Mércia Falconeri; o vereador Augusto Costa; a Gerente de Proteção Especial, Joana Leal e a Diretora de Proteção Básica, Cláudia Nunes.