Meio Ambiente |

Dia da Árvore: o que fazer para comemorar a data neste final de semana

Um dia especial para encorajar pessoas a plantarem mais árvores no planeta, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de Setembro, e tem como objetivo principal a preservação da árvore e das florestas. Mas, você sabe o porquê de existir um dia dedicado à árvore? O Dia da Árvore foi escolhido em razão do início da primavera, que começa no dia 22 de setembro, em regiões do hemisfério Sul.

Por ser uma das mais importantes riquezas naturais, a árvore é um grande símbolo da natureza e traz equilíbrio para o ecossistema. São as árvores que filtram o ar; evitam desmoronamentos e enchentes; que mantém a adequada umidade do ar, oferecendo conforto térmico e abrigo a outros seres vivos.

Entretanto, existem pessoas que contribuem ainda mais com a destruição destas riquezas naturais. Atualmente existem muitos acontecimentos ambientais como: desmatamentos, poluição, desequilíbrio climático e desastres, o meio ambiente está cada vez mais ameaçado a declínio. No entanto, o Dia da Árvore é celebrado para instigar as pessoas a tomarem iniciativas que beneficiam o meio ambiente.

Existem ainda algumas atividades para serem praticadas em comemoração ao Dia da Árvore:

- Plantar uma árvore;

- Conhecer algum Jardim Botânico;

- Ajudar instituições que promovam a preservação da natureza;

- Revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado.