IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Confira dicas de uma alimentação saudável de acordo com as faixas etárias

Segundo especialistas, o ideal é respeitar cada fase do desenvolvimento do ser humano, tanto para saúde psicológica quanto para a física. Pular etapas, principalmente na infância e na adolescência, prejudica no crescimento e pode ter consequências sérias na vida adulta. Hábitos incorretos principalmente naquilo que diz respeito à alimentação, podem causar inúmeros prejuízos, envolvendo doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, obesidade, além de déficit no crescimento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação infantil vai do nascimento até o fim da adolescência, aos 19 anos de idade. A devida atenção à nutrição vai desde a primeira mamada do bebê, e deve ser monitorado pelos pais de forma correta. É na primeira infância que o hábito se forma. Sabores, preferências, atitudes alimentares são aprendidos e guardados. Cultive o habito da alimentação saudável desde cedo.

O erro de muitos pais além de deixar que o filho experimente muito cedo alimentos gordurosos, é também o desmame precoce com a introdução de fórmulas lácteas e alimentos não saudáveis. Guloseimas a base de açúcar são os mais consumidos, são também os que mais causam riscos. Pizza, salsicha, hambúrguer, batata frita, salgadinho, refrigerante, esses são alguns dos que não podem ser consumidos por criança, por trás de todos esses alimentos, existe um teor de açúcar, sódio e conservantes, em teor exagerado, que pode causar diversos problemas, inclusive obesidade.

A coordenadora de nutrição do Paulista, Nancy Aguiar ressaltou a importância da boa alimentação na fase inicial. “Os primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança. Estimular os hábitos saudáveis para a saúde é necessário e tem que por em prática todos os dias”, frisou a nutricionista.

Você sabe os alimentos que podem ser consumido de acordo com a faixa etária? A seguir, você confere algumas dicas dos alimentos a serem consumidos...

De sete a onze meses (complemento do leite materno) – Esses alimentos devem ser consumidos na intercalada com a mamada. A quantidade de porção por dia é: 3 de carboidratos, 3 de verduras e legumes, 3 de fruta e 1 de feijão, além do leite materno.

De um a três anos – Essa é a fase para a definição do futuro alimentar e também para o crescimento das crianças. A quantidade de porção por dia é: 5 de carboidratos, 3 de verduras e legumes, 4 de fruta, 2 de carnes e ovos, 1 de feijão.

De quatro a 12 anos - A quantidade de frutas deve diminuir levemente e a de óleos e gorduras podem ser cortadas pela metade. A quantidade de porção por dia é: 5 de carboidratos, 3 de verduras e legumes, 3 de frutas, 3 de leite e derivados, 2 de carnes e ovos, 1 de feijão, 1 de óleos, açúcares e gorduras.

De 13 anos em diante – Essa fase da adolescência é aquela em que o apetite aumenta, principalmente nos meninos, onde a diferença é visível. A quantidade de porção por dia é de: 5 a 9 de carboidrato, 4 a 5 de verduras e legumes, 4 a 5 de frutas, 3 de leite e derivado, 1 a 2 de carnes e ovos, 1 de feijão e de 1 a 2 de óleos, açúcares e gorduras.

 

Confira dicas de alimentos saudáveis:

 

Danone de Inhame - Ingredientes:

- 2 inhames médios, fruta de preferência pessoal,

Modo de Preparo

Descasque o inhame e corte em cubinhos.

Em uma panela com água, cozinhe até ele ficar macio.

No liquidificador, bata o inhame com a fruta escolhida.

Coloque em uma vasilha e leve à geladeira até ficar gelado.

 

Gelatina de maracujá na casca de maracujá - ingredientes:

- gelatina de maracujá

- 250 ml de água fervendo

- 250 ml de água gelada

- cascas de maracujá limpas e partidas ao meio

- semente de gergelim preto

Preparo

Ferva 250 ml de água filtrada e dissolva a gelatina de maracujá nela. Depois mistura os outros 250 ml de água gelada. Mexa bem e distribua nas cascas de maracujá. Se você não conseguir posicionar as cascas de modo que não caiam, você pode colocar cada metade da casca numa xícara, para evitar que a gelatina caia. Leve a geladeira até endurecer, parta cada casca ao meio com uma faca lisa e salpique as sementes de gergelim.

 

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441