Mobilidade/Trânsito |

Paulista forma terceira turma no projeto “Capacitrânsito”

O programa “Capacitrânsito”, ministrado pela Prefeitura do Paulista, segue ofertando conhecimentos sobre as recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, foi pensada para atender, principalmente, aqueles que fazem dos veículos uma fonte de renda, como os motoristas e officeboys. A formação da terceira turma no projeto aconteceu, nesta terça-feira (16), no auditório da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, em Maranguape I.

O conteúdo do curso gira em torno de informações importantes do dia a dia do condutor, como velocidade máxima permitida por via, preferência em rotatórias, preferência em cruzamentos, sinalização vertical e horizontal, sinais sonoros emitidos pelos agentes de trânsito, entre outros. Tudo isso é visto em um único dia de aula, e os participantes já saem com os seus certificados em mãos.

“Soube do projeto na Agência de Trabalho da cidade. Fui em busca de uma oportunidade de emprego e me informaram sobre essa formação. Hoje, temos que oferecer algo a mais para entrar no mercado de trabalho, então eu vim atrás desse algo a mais” informou o técnico em mobilização, Giovane Vasconcelos, de 46 anos.

A gestão também acredita que com os profissionais mais informados e conscientes dos seus papéis no trânsito, algumas metas a curto e médio prazo serão alcançadas, como a redução no número de acidentes de trânsito e a melhoraria da mobilidade urbana.

“Sou motorista de aplicativo e vivo o trânsito diariamente. Como dito na aula, o CTB é constantemente modificado e, algumas coisas que foram vistas lá trás no tempo de autoescola já podem não estar servindo. Por isso é de suma importância se atualizar e adquirir conhecimentos”, destacou Denis Rayr, um dos alunos do projeto.