Saúde |

Com aprovação dos moradores, comunidade do Tururu recebe ação noturna de saúde em Paulista

Dando continuidade ao atendimento noturno nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município, aconteceu nesta quinta-feira (11), na comunidade do Tururu, a segunda ação do programa Saúde nos Bairros da Secretaria de Saúde do Paulista. Desta vez, os moradores que são assistidos pela USF Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Janga e que não possuem disponibilidade para ir durante o dia ao posto de saúde tiveram a chance de realizar mamografia, vacinação e atendimento médico e citológico. Porém, o resto da população não ficou de fora, durante a ação, eles puderam fazer o cartão do SUS, aferição de glicose e de pressão arterial, testagem de HIV e Hepatite, aula de zumba.

Além desses serviços, a equipe de saúde distribuiu kits odontológicos e jogos educativos para as crianças e enquanto os moradores aguardavam a consulta, eles receberam orientações odontológicas, farmacêuticas e de emergência.  A moradora Laura Laisa é uma dessas pessoas que trabalha o dia todo e por conta disso, acaba ficando impossibilitada de ir a uma unidade de saúde. “Estou sem palavras, pois hoje eu pude realizar minha prevenção e isso foi graças a essa excelente ação, e como todo mundo sabe, esse exame é muito importante para nós que somos mulheres”, comentou.

A intenção da gestão é exatamente essa: conseguir atingir o público que no horário da manhã e da tarde ou exerce algum trabalho ou não tem condições de vim a unidade de saúde. “A gente entende que essa ação é super importante tanto para mulher quanto para o homem que passam o dia no trabalho, e acabam se ausentando da unidade, e consequentemente perdem a oportunidade de realizar os serviços que são oferecidos diariamente pela rede municipal de saúde.  Por isso, estamos proporcionando esse novo modelo de atendimento para esse público do município”, afirmou a secretária de saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

A iniciativa contou com mais de 500 pessoas e uma delas foi o morador Gideone Passos que não perdeu a oportunidade, e aproveitou o projeto para realizar alguns exames de rotina. “Já que estava tendo vários serviços aqui na comunidade, eu vim, e aproveitei para aferir minha glicose e minha pressão e graças a Deus estava tudo sob controle”, concluiu.

Com a necessidade de imunizar mais animais, a equipe da Vigilância Ambiental do município  também ofereceu a vacina antirrábica e até os cães e os gatos fizeram parte da ação.   “Nota 10 para esse projeto, pois hoje vacinei meus cachorros e foi excelente, porque recentemente fui procurar saber quanto era em uma unidade particular e para minha surpresa é bem caro”, comentou a moradora Suzete Nóbrega. Vale lembrar que a terceira ação do programa Saúde nos Bairros vai acontecer ainda este mês.