Saúde |

Creche Municipal Jesus de Nazaré recebe ação educativa de higiene

Com intuito de aumentar o cuidado e o conhecimento dos pais que têm o filho matriculado na rede municipal, a Secretaria de Saúde e de Educação do Paulista realizou nesta quarta-feira (03), uma ação educativa de higiene pessoal e bucal. Durante o evento, que aconteceu na Creche Jesus de Nazaré, localizada no bairro do Janga, os responsáveis puderam ficar por dentro de que jeito pode tratar o piolho, de como evitar a transmissão de fungos e bactérias e qual é a melhor maneira de fazer a escovação nos filhos. Além disso, as crianças aprenderam na prática, a importância do flúor para os dentes.

A iniciativa contou com a participação da equipe de saúde do município, o qual proferiram as orientações educativas: Jaime Rodrigues, enfermeiro da Unidade de Saúde da Família (USF) Dom Helder, Esdras Aguiar, coordenador da Saúde da Pessoa com Deficiência e Hingrid Barros, coordenadora de Saúde Bucal do Paulista.

Segundo Rúbia Simões, coordenadora do Programa Saúde nas Escolas, esse tipo de ação acontece por demanda da Unidade de Ensino ou da Unidade de Saúde. “Como os profissionais da USF são responsáveis por aquele território, eles sabem quais são as necessidades daquela área.  Vale ressaltar que além desses assuntos que abordamos hoje, a gente também trata de outros temas, como por exemplo, a prevenção da obesidade infantil”, disse a coordenadora.

Foi o caso de Nadja Naiola, gestora da Creche Jesus de Nazaré, que frisou o seguinte. “A gente solicitou o trabalho da saúde porque verificamos que há crianças com vários problemas, como piolho, impetigo, sarna, entre outras coisas, e como passamos para os pais e eles dizem que estão tratando, mas não vemos nenhuma melhora, acreditamos que esse tipo de ação serve para conscientizar esses pais”, concluiu. Atualmente, a Unidade de Ensino possui cerca de 100 crianças, entre 3 e 5 anos de idade.

Mauricio Marcênio, pai do estudante Lucas, de 3 anos, esteve presente na reunião e aprovou a iniciativa.  “Hoje tomamos conhecimento de vários assuntos sobre a higiene dos nossos filhos, agora é tomar de lição e colocar em prática”, comentou. Já Natalia Rufino, mãe do aluno Rafael de 5 anos, ressaltou que ações assim são fundamentais. “Eu sempre venho para esses eventos e sempre tive cuidado com meu filho, mas muitas mães e muitos pais não ligam pra isso. Ter iniciativas como essas, acredito, que serve para que o responsável tenha pelo menos um pouco de consciência, até porque, tem situações como por exemplo: o piolho, que depende do cuidado de todos”, finalizou.