Políticas Sociais |

Paulista sedia Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa idosa

Para valorizar e fortalecer cada vez mais a pessoa idosa foi realizado nesta terça-feira (04.06), em Paulista, o Seminário de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A atividade aconteceu no auditório do Ministério Público, no Centro da cidade, e teve participação ativa dos idosos, que fizeram apresentações culturais, debateram em roda de diálogo e até criaram propostas que possam trazer melhorias para o público. O seminário faz parte de uma série de ações da Prefeitura do Paulista dentro da Campanha Junho Violeta.

Dona Ivanete de Souza tem 62 anos, participou do seminário e comentou a necessidade de um cuidado maior com o idoso. “A gente vê muita violência contra o idoso, é abandono, são idosos morrendo por negligência. É preciso ter mais segurança para o idoso, mais cuidado, por isso estamos todos juntos aqui, para conquistar essas melhorias para nossas vidas”, afirmou.

Segundo o secretário de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Francisco Padilha, a Secretaria se empenha na valorização e cuidado com a pessoa idosa. “Enfrentar a violência é lutar contra o abandono, a violência física, psicológica. Então, nós fazemos ações sistemáticas durante todo o ano, temos atividades diárias no CRAS, atividades diárias com apoio do Conselho do Idoso, do Ministério Público. O tratamento com o idoso deve ser diferenciado, pois eles sempre fizeram por nós, durante toda a vida, agora é nossa vez de recompensar, pois eles precisam de nós”, falou.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso do Paulista COMIP, Aldo Araújo, explicou a dinâmica do seminário. “Hoje os idosos que falaram, eles debateram sobre as políticas públicas para a pessoa idosa, visando o enfrentamento à violência. Nós utilizaremos as demandas expostas aqui para que possamos fortalecer ainda mais a política pública do idoso do município”, pontuou.