Educação |

Paulista avança em ações de inclusão de pessoas com deficiência auditiva na rede de ensino

Nesta terça-feira (22) é o Dia Nacional de Educação dos Surdos. Um dos pilares da educação da Prefeitura do Paulista é a inclusão das pessoas com deficiência na rede municipal de ensino.  O resultado desta política pública é o aumento significativo de pessoas com deficiência matriculadas nas escolas municipais, nos últimos dois anos que passou de 15 para 600 alunos com alguma deficiência, dentre eles, 13 surdos.

Dentro desta política pública de ensino, desde 2017, a Secretaria de Educação do Paulista conta com o EducaLibras, um curso de formação em Língua Brasileira de Sinais, que vem transformando a vida de muita gente. Por meio dele, moradores da cidade estão aprendendo a se comunicar com os surdos através das Libras.

A iniciativa visa ampliar cada vez mais o acesso à comunicação com deficientes auditivos, garantindo uma maior inclusão social dos surdos. Atualmente, o projeto possui 500 alunos matriculados, no Centro de Formação dos Professores, no bairro da Aurora, e tem a duração de dois anos e meio.