Saúde |

Mercado de Paratibe recebe ação de combate às endemias

“Com a chegada da vigilância ambiental temos certeza que vai ter uma melhora significativa no local. Vamos combatendo aos poucos colocando um remédio aqui, outro ali, e com essa união entre a prefeitura e os comerciantes vamos acabar com os ratos, baratas e o mosquito da dengue. A gente aqui tenta dar o melhor no estabelecimento, porque se não tiver nas melhores condições o cliente não entra”, relatou a comerciante Cândida Barbosa de Oliveira, 35 anos, sobre ação em combate as endemias ocorrida no Mercado de Paratibe, na manhã desta segunda-feira (19.03).

A iniciativa contou com a equipe da Secretaria de Saúde em conjunto com a Secretaria de Mobilidade, que juntas, realizaram a atividade de combate às endemias. A ação consiste na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Além disso, os profissionais também aplicaram veneno para combater ratos, baratas e escorpiões.

Na ocasião, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) ainda realizaram ações educativas com os comerciantes locais e os consumidores, com o intuito de conscientizá-los a preservar a localidade para prevenir futuras doenças e também levar as informações para a comunidade e assim, conseguir eliminar de vez os riscos de doenças.

A agente Solange Gomes do Nascimento, responsável pelo combate às endemias no bairro de Paratibe, ressaltou a importância de informar à população e prestar as orientações para os cuidados que devem ser tomados em relação ao mosquito da dengue. “Estamos aqui no pátio da feira de Paratibe no intuito de dar dicas às pessoas de não deixar reservatório com água parada, eliminando e lavando os resíduos assim eliminando de vez os mosquitos”, finalizou.