Segurança e Mobilidade |

Secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista é reeleito presidente do CONSEMS

A nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS) foi eleita e empossada na tarde desta segunda-feira (24.04), no  IV encontro dos municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Na ocasião, o atual secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, foi reeleito presidente para o próximo biênio (2017-2019). Também participou do encontro o Secretário geral do Conselho Nacional, Admilson Silva, que coordenou os trabalhos do conselho. A iniciativa contou com o apoio do Ministério da Justiça, (SENASP) e Frente Nacional dos Prefeitos.

Segundo Manoel Alencar, a principal meta da gestão é fortalecer a política de segurança municipal, a nível nacional. “Queremos fortalecer as parcerias com entidades representativas, como Ministério da Justiça, Frente Nacional dos Prefeitos, entre outros. Com isso, vamos  assegurar recursos que serão aplicados, na área de segurança pública, sobretudo para os municípios”, ressaltou.

O CONSEMS, que reúne secretários e gestores de segurança pública de todo o país, tem vaga garantida no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), entidade máxima de segurança pública do Governo Federal. Participam desse conselho representantes do Congresso Nacional, OAB, sindicatos e associações relacionadas à segurança pública e gestores públicos.

Confira abaixo os integrantes da nova diretoria:

Vice presidente do Conselho - Luiz Augusto Baggio (Campinas - SP)

Vice- presidente da Região Nordeste: Eden Vesparziano de Morais (Jaboatão- PE)

Segundo vice -presidente da Região Nordeste: Antônio Francisco Pereira Neto (Olinda- PE)

Vice- presidente da Região Norte: Leonardo Gomes (Palmas –TO)

Vice- presidente da Região Sudeste: Décio Camargo (Contagem – MG)

Segundo vice- presidente da Região Sudeste: Francisco Alves da Silva (Limeira- SP)

Vice- presidente da Região Centro Oeste: Hildo Aniceto Pereira (luziania – GO)

Segundo vice- presidente da Região Centro Oeste: Silvano da Silva (Cristalina- GO)

Vice presidente dos municípios com até 100 mil habitantes: Marcelo Luís Purcelo (Coelho – SP)

Conselho Fiscal: João Vicente Chencarek (Dourados – MS), José Wilson Dias (Senador Canedo – GO) e Givaldo Farias (Formosa- GO).

Suplentes: Luís Inácio Carneiro (Itu – SP), Antônio de Salles Fiuza (Contagem – MG) e  Admilson Silva (Paulista- PE).

SOBRE O CONSELHO - Criado em 2009, durante Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, o conselho se baseia nos princípios da democracia, legalidade e direitos humanos como requisitos para definir políticas públicas de segurança.