Saúde |

Bloco “ Os Dengosos” alerta às pessoas sobre o combate ao Aedes

Pelo nono ano consecutivo, o bloco Os Dengosos deu o tom de Carnaval em Paulista, na manhã desta sexta-feira (24.02). A concentração aconteceu na Praça João XXIII e seguiu pelas principais ruas do Centro. A ação coordenada pela Secretaria de Saúde teve como objetivo aproveitar o clima carnavalesco para alertar à população sobre os cuidados com a saúde e o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ao som de muito frevo tocado pela Orquestra Saraiva, cerca de 50 agentes de endemias distribuíram panfletos informativos sobre as redes de saúde que estarão abertas para o carnaval caso a população necessite dos serviços médicos, prevenção ao Aedes aepyti, transmissor da Dengue, Chikungunya  e Zika vírus, além de preservativos.

A atendente de loja Priscila Silva, 22 anos, caiu no frevo e elogiou a ação da gestão municipal. “Acho que vocês estão fazendo um excelente trabalho em lembrar que não devemos deixar nenhum recipiente aberto porque o mosquito da dengue não dá trégua”, enfatizou.

“ A nossa intenção é informar às pessoas que mesmo no período de Momo as ações da saúde não param. A gente espera que os foliões estejam atentos sobre os cuidados com a dengue e que brinquem o carnaval com alegria e muita orientação”, disse Fabiana Bernart, secretária de Saúde do Paulista.

De acordo com superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Diogo no período de carnaval as pessoas descuidam um pouco dos cuidados com os focos do mosquito nas suas casas. “É importante que o folião antes de sair para brincar verifique os possíveis criadouros como vasos de planta, baldes e embalagens descartáveis”, frisou.

Em outro ponto da cidade, os moradores de Arthur Lundgren II Baixo acordaram com o desfile do bloco “É Nós”, que levou alegria e animação, sem esquecer dos cuidados com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis através da distribuição de camisinhas. O bloco é tradicional e envolve funcionários da Unidade de Saúde da Família do bairro.