IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Arte marcial: bom para o autocontrole, disciplina e bem-estar

Há quem diga que fazer artes marciais pode estimular à agressividade e violência entre crianças e adolescentes. Por isso, muitos pais ficam reticentes quando os filhos decidem participar de alguma modalidade esportiva de luta. A atitude, considerada conservadora pelos estudiosos, está diretamente ligada ao medo de vê-los metidos em confusão. Mas o receio tem dado espaço a outro tipo de sentimento: a tranquilidade. Isso é o que aponta um estudo realizado por uma universidade de Tel Aviv, em Israel.

 

A pesquisa mostrou que crianças que passaram a praticar artes marciais apresentaram um maior autocontrole e disciplina no dia a dia. Isso porque as modalidades esportivas de luta funcionam melhor do que uma terapia convencional porque consegue diminuir as emoções negativas. Outro estudo, desta vez da Universidade da Califórnia, nos EUA, comprovou que os idosos que desenvolvem alguma arte marcial têm melhora significativa no desempenho do sono.

 

O mais interessante é que os estudos também apontam que algumas modalidades colaboraram de forma mais eficaz com outros aspectos emocionais e comportamentais. Confira, abaixo, as quatro artes marciais mais procuradas e seus benefícios:

 

KUNG-FU

Seu nome é traduzido como “trabalho duro”, e a prática está centrada em três pilares: saúde, estética (condicionamento físico e beleza dos movimentos), e arte marcial (luta). 

Benefícios: Entre os adultos, o objetivo é ter maior disciplina nos vários âmbitos da vida. A parte física é trabalhada com o aquecimento e a prática dos movimentos, e ambos se intensificam de acordo com o nível. As mulheres se beneficiam com melhor postura e maior segurança pessoal. Crianças e adolescentes aprendem a ter mais disciplina e respeito por meio da atividade física. Já para os idosos, o kung-fu ajuda a prolongar a vida, fortalece os ossos e enrijece a musculatura. A técnica é indicada ainda no combate à depressão.

 

JUDÔ

Japonês, seu significado é “caminho da suavidade ou da flexibilidade”. As turmas são divididas por idade e faixas, e a teoria é ensinada junto com os movimentos. 

Benefícios: Entre os adultos, combate ao estresse, além de ensinar a respirar, trabalhar a força, velocidade e coordenação. Crianças hiperativas se beneficiam pelo aprendizado do equilíbrio e da disciplina. E todas elas passam a entender que há tempo para tudo, desde a saudação em silêncio até o momento de extravasar. Idosos mantêm a musculatura desperta e ativa, a ponto de o aluno sentir prazer com a atividade.

 

JIU-JITSU

Originário da Índia, passou pela China e se desenvolveu no Japão. O nome significa “arte suave”. As aulas duram cerca de uma hora e trinta minutos, que é dividida entre preparo físico, ensino de novos movimentos e lutas entre alunos. Nas duas primeiras partes não há separação de faixa ou gênero, já na terceira, eles combatem entre si de acordo com a faixa conquistada.

Benefícios: Para todas as idades apresenta grande gasto calórico. A qualidade respiratória também é aumentada conforme os exercícios vão se intensificando. Crianças devem iniciar a partir de 5 anos, e a coordenação motora é uma das maiores beneficiadas. Para os idosos, o maior benefício é a melhora do raciocínio, da musculatura e da capacidade respiratória. 

 

AIKIDO

O termo japonês significa “caminho de harmonizar as energias. A sua base é a cooperação e não a competição. 

Benefícios: Para os adultos, ela combate ao estresse e a agressividade. Técnicas de respiração ajudam a centrar a mente, colaborando com a concentração mesmo fora do dojo (escola de Aikido). As crianças se beneficiam com a disciplina e concentração. Para os idosos, apesar das limitações físicas naturais, a interação com os colegas e o respeito do grupo revertem o processo de isolamento típico desse período da vida.

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441