Educação |

Educação do Paulista realiza I Seminário de Avaliação da Aprendizagem

Com o objetivo de fortalecer o desempenho das escolas nos sistemas de avaliações, a Prefeitura do Paulista realizou nesta quinta-feira (30.06), por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Editora SM, o I Seminário de Avaliação da Aprendizagem. Com o tema “Construindo competências para avaliação interna e externa”, o evento, que aconteceu no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu cerca de 180 profissionais da rede municipal de ensino entre gestores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais e técnicos da pasta.

Durante o encontro, os educadores participaram de uma palestra ministrada pela coordenadora nacional de Assistência Pedagógica das Edições SM, Guilhermina Jardim. Entre os conteúdos abordados estavam os processos de avaliação e  acompanhamento da aprendizagem das crianças; o planejamento e avaliação das situações didáticas; e o conhecimento e o uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

“Momentos como este são de crucial importância para nós gestores da área educacional, pois revemos coisas que às vezes passam despercebidas no dia a dia, seja na sala de aula, seja nas relações entre alunos, professores e gestores. A experiência dos conteúdos aqui vivenciados é o diferencial para uma educação de qualidade”, ponderou o diretor da Escola Manoel Gonçalves da Silva, Gleidson Farias.

De acordo com o chefe do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Paulista, George Vieira, a ideia é fornecer instrumentos que potencializem as ações docentes, aprimorando os métodos utilizados nas avaliações internas e externas. “O seminário é um momento de aprendizagem, nosso objetivo é preparar estes profissionais a fim de que possam levar os conhecimentos adquiridos para as escolas, possibilitando uma mudança na prática pedagógica com foco na qualidade de ensino”, disse.

Além de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais, o Seminário permite que os servidores possam elevar o patamar de qualidade da rede municipal de ensino, aprimorando,  posteriormente, o desempenho das escolas nos sistemas de avaliação, dentre os quais, o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), e no Prova Brasil, do Ministério da Educação.