Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Maestro Nunes é o grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016

Cultura | 04/02/2016

Maestro Nunes é o grande homenageado do Carnaval do Paulista 2016

Compartilhe esta notícia:

Um dos nomes mais importantes da cultura pernambucana, o maestro Nunes, é o grande homenageado deste ano do Carnaval do Paulista. Sua orquestra será a grande atração da noite de abertura, no tradicional Bloco do Comércio, na noite desta quinta-feira (04.02), na Praça Papa João XXIII, a partir das 19h, noite em que receberá oficialmente a homenagem da cidade.


 


Autor de músicas que estão na ponta da língua dos pernambucanos como “É de perder os sapatos”, “É de rasgar a camisa” e seu frevo mais famoso, o “Cabelo de fogo”, Nunes vive há 30 anos em Jardim Paulista e já criou laços profundos com o município. Mas sua história começou bem antes, em 22 de junho de 1931, quando nasceu no município de Vicência, batizado com o nome de José Nunes de Souza. Décadas mais tarde, ele viria a se tornar Maestro Nunes, um dos mais profícuos autores de frevo do nosso estado.


 


Hoje, Patrimônio Vivo de Pernambuco, Nunes chega aos 85 anos com uma completa. Aos 19 anos de idade, Nunes já tinha experiência musical, uma vez que nutria interesse pelo clarinete desde os nove. Estudante do Conservatório Pernambucano de música, no final da década de 1950, o jovem músico se dedicou à sua formação em teoria musical, além de também enveredar pelo canto gregoriano, harmonia, canto-coral e regência. Nesse mesmo período, Nunes obteve o 1° Lugar no concurso da Banda Municipal do Recife tocando clarineta.


 


Foi militante político do PCB e MCP. No final dos anos 1960, o músico se formou em Belas Artes pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1972, funda a Escola Musical do Frevo, que tinha como público-alvo os filhos dos presidentes das agremiações carnavalescas e crianças de comunidades de baixa renda. Entre os anos de 1978 e 1979, gravou o seu primeiro disco. Em 1984, Maestro Nunes cria a banda de Frevo do Nordeste.


 


O Maestro teve seu valor reconhecido em vários festivais e concursos de música, como o Lêda Carvalho, Frevança, Sistema Globo de Rádio e Recifrevo. Em 2007, ano do centenário do Frevo, o Maestro foi homenageado no carnaval do Recife. A sua escola de jovens formou e agregou músicos hoje reconhecidos, como o saxofonista Spok e o trompetista Forró. Em 2009, o Maestro Nunes recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sua orquestra hoje é regida pelo paulistense maestro Leonildo Araújo.


 


 (Fonte: Portal Cultura PE http://www.cultura.pe.gov.br/canal/patrimonio/viva-o-frevo-de-maestro-nunes/#sthash.qtXHyEO1.dpuf)


Imagens:

Compartilhe: