Saúde |

Em Paulista, mais uma policlínica reformada é entregue à população

“Em meio à crise que todo o país está vivenciando, enquanto outros municípios estão fechando unidades básicas de saúde e hospitais, aqui na cidade do Paulista, apesar das dificuldades, estamos dando continuidade ao nosso compromisso com a saúde da população”. Foi através deste discurso que o prefeito do Paulista, Junior Matuto, deu início a solenidade para a entrega de mais uma Unidade de Saúde no município.

O evento aconteceu na tarde sexta sexta-feira (02.10), na Rua Cavaleiro, s/n, no Conjunto Beira Mar, Janga. A Políclínica William Nascimento é a segunda unidade especializada reformada pela atual gestão, que também já inaugurou outras quatro postos de saúde, e tem mais quatro em construção.

A unidade atenderá cerca de quatro mil pessoas por mês, com serviços de clínica geral e dentista. As novas instalações contam com 11 salas, que englobam três consultórios – sendo dois para odontologia – salas de vaporização, vacina e curativo, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, copa, além de um espaço para reuniões. Ao todo, 25 profissionais vão trabalhar no local.

A dona de casa Marli Damacena (57) revelou que a unidade de saúde facilita muita a sua vida por ser perto de casa. “Meu esposo sofreu um AVC no começo deste ano e ficou um pouco debilitado. Agora não tenho dificuldade de levá-lo para realizar os exames de rotina, pois o posto de saúde é praticamente na esquina da minha casa. O atendimento dos médicos também é maravilhoso, eles são sempre bem atenciosos”, completou.

O investimento para a reforma da policlínica girou em torno de R$ 240 mil. Deste valor, R$ 160 mil foram destinados para a requalificação do espaço e R$ 80 mil na compra de novos equipamentos. A iniciativa é fruto de parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento do Município (FEM).

Além dessas duas unidades médicas, a Secretaria de Saúde do Paulista pretende inaugurar até o final do ano outras seis, situados em Arthur Lundgren I, Arthur Lundgren II, Conjunto Antônio Maria/Alameda, Maranguape II, Janga e Tururu. Cada posto vai contar com médicos, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

“O povo do Paulista me escolheu e confiou na minha palavra. Sendo assim, vou provar que sou capaz de cumprir o que foi prometido, mesmo estando em meio a uma das piores crises que o Brasil já viu. Pois, quando se quer fazer, se faz. Quando se quer trabalhar, se trabalha, e é esse o meu compromisso”, finalizou Matuto.

REFORMAS – Desde o início da nova gestão, a Prefeitura do Paulista já reformou 12 unidades de saúde. A proposta é de que outros cinco grandes centros médicos da cidade também passem por uma requalificação estrutural, são eles: Correia Mandu e PSF Nossa Senhora dos Prazeres (serviço em andamento), em Maranguape II;  Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I; Francisco Medeiros Dantas, na Mirueira; e uma nova sede PSF da Conceição.